PUB
Santander2

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Sexta-feira é dia de a VIVA! Lhe revelar as melhores sugestões para os próximos dias. Aqui pode encontrar ótimas opções para poder decidir o que fazer nos próximos sete dias. Ainda assim, se preferir uma visão alargada passe pela nossa Agenda Cultural e consulte toda a programação nos locais mais emblemáticos da cidade do Porto…

Aproveite o fim de semana ao som de música portuguesa, nomeadamente de Bárbara Tinoco que irá atuar nos dias 25 e 26 no Super Bock Arena. A jovem cantora e compositora, nascida em Lisboa, ficou conhecida pelo público português devido à sua participação no programa «The Voice». Desde então são vários os temas conhecidos da artista, entre os quais «Sei Lá», «A Fugir de Ser», «Outras Línguas», «Chamada não atendida» e «Cidade», em colaboração com Bárbara Bandeira.

CONCERTOS

Concerto + Jam Session
As noites de sexta-feira começam com um concerto que dá o mote à jam session, aberta a todos os músicos que queiram vir participar neste movimento. Ligado à tradição como ponto de partida para os diversos percursos da música improvisada e do jazz contemporâneo, este encontro semanal é um ritual antigo, sempre novo, sempre diferente.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 24 de março
Hora: 21h30

Foto: Dinis Santos

Concerto para uma árvore
O concerto marca o início de uma pesquisa à volta de objetos sonoros e instrumentos musicais experimentais criados a partir de árvores e outros materiais naturais. O instrumento Hárvore foi criado a partir de um carvalho cortado numa limpeza de terrenos na Serra de Montemuro em fevereiro de 2020. Durante a quarentena esta pequena árvore foi-se lentamente transformando num instrumento musical, com cordas esticadas entre os seus ramos e sinos em lugar de flores. É tocado com as mãos, pauzinhos chineses, arco de violino, powerball, slide, pedras e troncos.
Local: Serralves
Data: 25 de março
Hora: 11h e 15h

Foto: João Pádua

The Rite of Trio
Seis anos depois do internacionalmente aclamado GETTING ALL THE EVIL OF THE PISTON COLLAR!, os incontestáveis mestres do jambacore voltam a atacar com um poderoso novo álbum, Free Development of Delirium, em que elevam ao máximo o seu conceito musical pós- pós-modernista, absurdo, irónico, cínico, in your face, e sim, piroclástico. A música é feita de escombros de vanguardas passadas, oriundas do jazz, da música clássica contemporânea, do metal, do punk e de outras referências da contracultura.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 26 de março
Hora: 19h e 21h30

Foto: Vera Marmelo

Luca Argel
Dois anos depois de apresentar “Samba de Guerrilha”, Luca Argel está de regresso às edições com “Sabina”, o quarto álbum de originais, onde recupera e homenageia a história e o mito de uma quitandeira que foi símbolo da persistência do racismo após a abolição da escravatura e exemplo da solidariedade de rua que, historicamente, o enfrentou.
Local: Novo Ático – Coliseu Porto
Data: 26 de março
Hora: 18h

AUREA
AUREA apresenta-se ao vivo para estrear o disco “Moods” ao vivo mas também comemorar ao seus 10 anos de carreira. O espetáculo será uma viagem pelo seu repertório incluindo as músicas que marcaram os últimos 10 anos da sua carreira, tanto as mais conhecidas do público como as que não são apresentadas ao vivo há vários anos como The Witch Song numa versão completamente inédita. Em palco, AUREA será acompanhada pela sua banda mas também por um quarteto de cordas que traz uma nova camada a estes concertos únicos.
Local: Coliseu Porto
Data: 30 de março
Hora: 21h30

EXPOSIÇÕES

Isolino Vaz. Um Traço Inconfundível (1922-1992)
No âmbito do Centenário do nascimento do Mestre Isolino Vaz, esta exposição sublinha tal efeméride e traz à memória coletiva a personalidade, a arte e o essencial que caracterizou a sua vida exemplar. Estarão expostas pinturas a óleo, retratos em vários suportes, incluindo peças a carvão e postais ilustrados, desenhos, estudos dos vitrais da Igreja do Monte da Virgem, ilustração (livros), peças de escultura, medalhas e fotografias.
Local: Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Data: até 22 de abril

NAZA10, de Jorge Leal
“Naza 10” é o título da exposição há muito aguardada e que teve a sua primeira edição na vila piscatória que viu nascer um dos mais memoráveis episódios da história do surf mundial – a maior onda surfada por Garrett McNamara, em novembro de 2011. O espólio agora exposto no Convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia, é da autoria de Jorge Leal que, desde o primeiro dia, esteve envolvido na restrita equipa que, juntamente com McNamara, perseguiram o sonho de confirmar a Nazaré como um dos maiores spots de ondas gigantes do mundo.
Local: Espaço Corpus Christi
Data: até 30 de abril

Carla Filipe: In my own language I am independente
Carla Filipe (Vila Nova da Barquinha, Portugal, 1973) é uma artista multidisciplinar, autora de uma obra que explora criticamente a relação entre objetos de arte, cultura popular e ativismo. Ancorado no desenho, em experiências pessoais e numa aceção da autobiografia enquanto arquivo experimental da contemporaneidade, o seu processo criativo resulta da apropriação de artefactos e de documentos com que é construída uma forma própria de retrato social e, simultaneamente, de autorretrato.
Local: Serralves
Data: até 10 de setembro

Humano, ainda demasiado humano
A celebrar o quarto ano de atividade, o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), no Museu Futebol Clube do Porto, marca a estreia da importante coleção Norlinda e José Lima na cidade do Porto. ‘Humano, ainda demasiado humano’ é uma inédita oportunidade de contactar com autores internacionais a partir de obras de arte contemporânea selecionadas para o EJEM por Miguel von Hafe Pérez, curador desta sala de exposições temporárias, já visitada por mais de 50 mil pessoas, desde 2019.
Local: Museu FC Porto
Data: até 30 de setembro

ESPETÁCULOS

Wake Up
Wake Up é um trabalho de reescrita e adaptação do texto “Wake Up And Smell The Coffee” do premiado ator e autor norte-americano Eric Bogosian. Este monólogo, primeira criação assinada por António Parra na companhia A Turma, em colaboração com Luís Araújo, cruza a linguagem dos dois criadores com a escrita cáustica e lancinante de Bogosian diluindo a fronteira entre teatro e stand-up, entre intérprete e público e ator e personagem.
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: 24 e 25 de março
Hora: 21h30

Showroom
Showroom é um espetáculo sobre a substituição de humanos por máquinas. Numa caixa branca, uma atriz dá alternadamente voz a uma apresentadora de uma feira comercial, uma motorista de táxi, uma empregada de caixa, uma assistente de elevador, uma empregada de balcão provinciana… A base de uma sociedade assente na ideia de progresso que está a ser gradualmente substituída. Vida humanas que se tornaram no resíduo da produtividade, agora relegadas para a periferia e eliminadas. Showroom é uma peça de museu, um diorama em tamanho real, o artefacto de um universo prestes a extinguir-se.
Local: Campo Alegre Auditório
Data: 24 e 25 de março
Hora: 21h30

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Rei Édipo
Rei Édipo, dos SillySeason, parte do “cânone ocidental” do mito edipiano de Sófocles para a contemporaneidade. Reinterpreta e reescreve o tempo presente, através da exploração de vários estágios de reconhecimento e do pathos ético que o acompanha. Segundo Harold Bloom, Édipo terá um complexo de Hamlet, patologia que o leva a “pensar não demasiado, mas demasiado bem”, sendo uma espécie de símbolo da distorção do real em que vivemos. Em Rei Édipo, o mito surge – enquanto símbolo do julgamento impossível – imerso em retóricas distorcidas, futurologia, demagogia e misticismo, sem possibilidade de reconhecimento da verdade dos factos.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: até 26 de março
Hora: sexta-feira, às 21h, sábado, às 19h, e domingo, às 16h

As Bruxas de Salém
“As Bruxas de Salém foi um ato de desespero.” Palavras do dramaturgo Arthur Miller sobre a génese desta peça, baseada em factos históricos. Em 1692, na pequena comunidade americana de Salém, mulheres e homens são perseguidos e julgados por bruxaria. O rumor e a mentira incandescem e ninguém parece a salvo da acusação ou da vingança. Estreada em 1953, As Bruxas de Salém foi pensada como um paralelo às trevas do macarthismo que corroíam o coração da América, consumida pela febre anticomunista, que também vitimou Miller.
Local: Teatro Nacional São João
Data: até 2 de abril

MAIS NOVOS

OVO – AVES para bebés e famílias (ato I)
OVO – AVES para bebés e famílias (ato I) é uma viagem em volta da curiosidade, do que está por vir. Objetos, sons e significados. Um conto para contar, onde a rima e o ritmo despertam os participantes, num jogo que pede a interação de todos na descoberta deste “ovo” que se transforma.
Local: Novo Ático – Coliseu Porto
Data: 26 de março
Hora: 10h30

“Amigos inseparáveis… para além da tela”
Desde os primórdios da sétima arte, a música e o cinema uniram-se para uma relação inseparável, contraindo um “matrimónio” que dura até aos dias de hoje. Recordações, afetos, emoções, sensações, são tudo experiências resultantes desta união. É esse o propósito deste concerto, que pretende transmitir ao espetador um pouco desta relação sinestésica, onde a música, aliada a uma sequência de imagens, consegue transportar-nos para lugares muito além da tela. M/3 anos.
Local: Cine-Teatro Eduardo Brazão
Data: 26 de março
Hora: 11h

Dominguinhos
Para comemorar o Dia do Teatro e a primavera acabada de chegar, vamos por mãos à obra e construir um teatro de sombras dedicado a esta estação do ano. Vamos reutilizar um cartão, desenhar e recortar as personagens em papel. Finalizado o trabalho, estrearemos a peça de teatro em casa para toda a família!
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 26 de março
Hora: 11h

OUTROS EVENTOS

Dia Mundial do Teatro
Reservamos uma ocasião especial para lançar Falhar Melhor, única biografia “autorizada” do dramaturgo Samuel Beckett. As suas peças transformaram para sempre aquilo em que o teatro viria a tornar-se. A sua vida, minuciosamente descrita neste livro, mostra como o homem se transformou no mito. A sessão de lançamento contará com a presença de Carlos Quevedo, Madalena Alfaia e Pedro Mexia.
Local: Teatro Nacional de São João
Data: 27 de março
Hora: 19h

«Convoca-se um Teatro Vivo»
Dia 27 comemora-se o Dia Mundial do Teatro, mas também é o 1º aniversário da apresentação pública da Seiva Trupe na Sala Estúdio Perpétuo (Rua Costa Cabral, 128). No «Convoca-se um Teatro Vivo» a Seiva Trupe apresenta uma iniciativa performativa com música, poesia e um apontamento teatral.
Local: Sala Estúdio Perpétuo
Data: 27 de março
Hora: 21h15

Lançamento do livro «Pequeno Livro Arquivo – Pensamentos, Palavras, Actos e Omissões»
Esta obra de Luis Miguel Cintra reúne textos que o ator e encenador foi escrevendo sobre teatro, cultura, arte, os amigos, a vida. O livro conta um trajeto quase todo dedicado ao teatro, visto como uma “tentativa de diálogo com os outros”. E traça o rasto da companhia que dirigiu ao longo de 40 anos, o Teatro da Cornucópia. A apresentação do livro cabe ao poeta e cardeal José Tolentino Mendonça.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 29 de março
Hora: 18h

FILMES

Justiça Para Emmett Till
Título Original: Till
De: Chinonye Chukwu
Com: Danielle Deadwyler, Jalyn Hall, Frankie Faison e Haley Bennett
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 130 minutos
A verdadeira história da incansável busca por justiça de Mamie Till Mobley que, em 1955, viu o filho de 14 anos, Emmett Till, linchado enquanto visitava os primos no Mississippi.

John Wick: Capítulo 4
Título Original: John Wick: Chapter 4
De: Chad Stahelski
Com: Keanu Reeves, Donnie Yen, Ian McShane e Bill Skarsgård
Género: Ação
Classificação: M16
Outros dados: 169 minutos
John Wick descobre uma forma de derrotar o conselho de senhores do crime que governam as organizações criminosas mais poderosas do submundo. Mas antes de ganhar a sua liberdade, Wick tem de enfrentar um novo inimigo com alianças poderosas e forças que transformam velhos amigos em inimigos.

A Água
Título Original: El agua
De: Elena López Riera
Com: Bárbara Lennie, Nieve de Medina, Luna Pamiés e Alberto Olmo
Género: Drama
Classificação: Não diz
Outros dados: 104 minutos
Estamos no verão numa pequena aldeia no sudeste de Espanha. Uma tempestade ameaça fazer transbordar de novo o rio que a atravessa. Uma velha crença popular afirma que algumas mulheres estão predestinadas a desaparecer com cada nova cheia, porque têm a “água dentro”.
Um grupo de jovens tenta superar o cansaço de um verão na aldeia que cheira a morte fumando, dançando e namorando uns aos outros. Na atmosfera eléctrica que precede a tempestade, Ana e José vivem um caso de amor até que a tempestade rebenta.

Demon Demon Slayer – A Aldeia Dos Ferreiros
Título Original: Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba – To the Swordsmith Village
De: Haruo Sotozaki
Com: Natsuki Hanae, Akari Kito, Yoshitsugu Matsuoka e Hiro Shimono
Género: Animação
Classificação: Não diz
Outros dados: 110 minutos
Após o assassinato da sua família, o bondoso Tanjiro Kamado decide tornar-se um Caçador de Demónios na esperança de reverter a possessão demoníaca da irmã. Com Zenitsu e Inosuke, e com a ajuda de Tengen Uzui, um importante caçador, Tanjiro entra no Bairro do Entretenimento, onde enfrenta os formidáveis demónios da lua superior, Daki e Gyutaro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2