O sol promete manter-se durante toda a semana, e a VIVA!, como sempre, assegura-lhe as melhores sugestões para poder aproveitá-la ao máximo.
O bom tempo convida a visitar o Mercado na Praça da Batalha, que acontece sexta-feira e sábado, nos dias 3 e 4 de fevereiro, entre as 10h00 e as 18h00, onde pode conhecer os trabalhos dos artesãos portugueses que primam pela sua originalidade.
Pode, ainda, consultar, na nossa Agenda Cultural, a programação mais alargada das principais salas do Grande Porto.
Torne este mês inesquecível!
CONCERTOS
Tangente
Um duo composto pelas vozes e violinos de Beatriz Rola e Inês Lapa, cujas composições cruzam fronteiras entre a linguagem escrita e improvisada. Neste concerto incluem-se temas do seu EP de estreia ‘Poemografias’ (2022), com peças originais a partir de poemas e arranjos de outros temas.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: 3 de fevereiro
Hora: 21h00
Pedro Santos & João Gusmão
Na sexta-feira vai acontecer o que temíamos. O Pedro vai celebrar mais um aniversário. “Pior” ainda, vai fazê-lo com o João ao vivo. Convidamos-te a cantar com eles os hits dos anos 80 e 90 (mais algumas surpresas), e, claro, os parabéns ao menino!
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 3 de fevereiro
Hora: 22h30
Bastardos do Cardeal & Käzan
O regresso dos Bastardos do Cardeal (banda seminal do movimento punk português formada nos 80s que partilhou palco no Rock Rendez Vous com os também iniciantes Xutos e Pontapes, Crise Total, Mão Morta,…) a recuperarem temas da sua versão trio em que Patto segurava voz e baixo, Victor a bateria e o saudoso José Valor, figura incontornável da musica de Viseu tocava guitarra. Para estes concertos a guitarra fica a cargo de Ricardo Ramos (dos the Dirty Coal Train, Tiger Picnic,…). Trazem na mala novas roupagens para clássicos de punk e post-punk escritos em 1984 e alguns temas mais recentes.
Local: Barracuda – Clube de Roque
Data: 3 de fevereiro
Hora: 23h00
Maiara & Maraísa
A maior dupla de sucesso da música sertaneja, conhecidas pelo projecto Patroas em comum com Marília Mendonça e pelos sucessos “10%”, “Se Olha no Espelho”, “No Dia do Seu Casamento” e “Medo Bobo”, que alcançou o top de vendas.
Local: Super Bock Arena
Data: 4 de fevereiro
Hora: 20h00
Fingertips + Noble + Meestre
Em 2022, o novo EP “Dear Jean” marcou o retorno ao estúdio após 4 anos sem novo material – retorno este que contou com a restituição de Zé Manuel ao papel original de vocalista da banda. Agora, o grupo de pop-rock vanguardista português prepara-se para entrar no seu vigésimo ano de carreira com o Fingertips Live XPerience 2.0, a celebrar duas décadas de uma das bandas mais icónicas e de estatuto memorável no espetro nacional.
Noble é um artista elusivo. Ainda que o cantautor amarantino só tenha dois álbuns debaixo do seu nome, a verdade é que a experiência e qualidade que se fazem aparentar no seu trabalho e nas atuações ao vivo são indicadoras de um artista mais que sazonado.
Dos palcos do concurso televisivo The Voice Portugal até ao seu primeiro EP Between Words and Sound, o percurso artístico do cantor, compositor e multi-instrumentista Meestre é ainda jovem, mas altamente promissor.
Local: M.Ou.Co
Data: 4 de fevereiro
Hora: 21h30
Valete
É um dos ilustres artistas do panorama musical do Rap e do Hip-Hop nacional e este ano o rapper celebra 20 anos de uma carreira preenchida por êxitos, irreverências e audácias. Ativista, historiador, contador de histórias e filósofo, estes concertos são a oportunidade para reviver alguns dos maiores êxitos do artista, bem como alguns dos mais recentes singles que explodiram dentro da cena musical de língua portuguesa.
A primeira parte fica a cargo de MC Xeg e Liga Knockout.
Local: Coliseu
Data: 4 de fevereiro
Hora: 21h30
Half a Blues e Lush Gardens
Blues e Rock n roll com sonoridade a boa disposição e influências solarengas!
Local: Casa do Salgueiros
Data: 4 de fevereiro
Hora: 22h00
Os Caravananana
A caravana passa e até os cães dançam!
Os Caravananana são uma banda fundada por Pedro Venceslau e João Figueiras dentro de uma caravana em Setúbal. Com um ano de história cresceu e sofreu metamorfoses, através dos concertos e elementos que passaram pela banda. Hoje tocam os dois com Mauro no baixo, formando assim um trio poderoso.
Sempre com a pinta do rock, tocam uma mistela de influências e estilos que certamente vão-vos fazer mexer…
Local: Barracuda – Clube de Roque
Data: 4 de fevereiro
Hora: 23h00
Carioca de Limão
O projeto de Jazz emergente luso-brasileiro, fundado por Helga Azevedo e Gil Santos, apresenta-se com uma seleção musical que navega entre ritmos brasileiros intemporais, com uma nova estética e arranjos que transportam a suavidade do jazz para a fusão animada e quente de ritmos tropicais, e world music com apontamentos de ambiente eletrónico.
Local: Coliseu
Data: 5 de fevereiro
Hora: 18h00
Sondoficina – Músicas do Mundo
Com um repertório de originais a banda é caracterizada pelos sons inovadores do Vibrasom, Tubofone, Marimbas, Krachapas, Djembefone, Gongos, Placas Metálicas, Placafone e outros instrumentos de percussão construídos de raiz para executar os temas. A fusão do Afro com um ar Oriental cruzam-se com cânticos de língua portuguesa, e do próprio estilo e originalidade do Sondoficina.
Local: Espaço Compasso
Data: 5 de fevereiro
Hora: 19h00
Black Flag + Total Chaos
Uma das bandas mais inovadoras de todos os tempos e um incontornável expoente do hardcore punk, os Black Flag têm finalmente marcada a sua estreia em Portugal, quase 50 anos depois de terem feito soar os seus primeiros acordes.
A primeira parte estará a cargo dos também já lendários Total Chaos.
Local: Hard Club
Data: 5 de fevereiro
Hora: 20h00
Brian Blaker + Miguel Sampaio
Brian Blaker é saxofonista e compositor norte-americano, atualmente a residir no Porto e já integrado na fervilhante cena local do jazz e das músicas criativas. Miguel Sampaio é baterista, com forte interesse pela música eletrónica e composição.
Um evento Porta Jazz.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: 7 de fevereiro
Hora: 21h00
TC Costello
Cantautor e acordeonista de folk-punk
Local: Casa da Horta – associação cultural
Data: 8 de fevereiro
Hora: 20h30
Duvale
Inspirado pelo bucolismo da Natureza, Nuno Pinto (voz e guitarra) descreve a sua música como “poesia melódica”. Duvale, a banda que lidera, tem uma sonoridade única no panorama nacional.
Local: Casa da Música
Data: 9 de fevereiro
Hora: 21h30
The WRS
A banda nasceu das jams de três velhos amigos vindos de diferentes projetos. Compartilham a mesma paixão: o psicadelismo, o “do it yourself ” e o “fuzz” das guitarras, portanto, é bastante natural que o seu caminho os tenha conduzido até ao psych garage rock.
Para fãs de: Thee Oh Sees, King Gizzard and The Wizard Lizard, Frankie and The Witch Fingers ou Slift.
Local: Ferro Bar
Data: 9 de fevereiro
Hora: 22h00
EXPOSIÇÕES
Identidades Pluridimensionais do Interior
A primeira exposição do Coletivo de Artistas Transmontanos fora da sua sede em Mirandela acontece – o coração transmontano vai pulsar para fora do seu peito. Um pequeno grupo de artistas deste coletivo expõe a sua arte dentro da sua própria identidade revelando várias dimensões de si próprios e das suas Raízes do interior transmontano.
Local: Galeria Moment1 Subrisus
Data: 4 de fevereiro
Hora: 15h00
Universo dos livros cartoneros
A exposição que aqui se apresenta é apenas uma pequena amostra do heterogéneo universo dos livros cartoneros. O visitante poderá observar o que editoras de diversos países de América Latina, Europa e África publicam e a forma singular como elaboram seus livros. O espírito que a guia é o de possibilitar que o público português conheça a proposta editorial que nasceu da precariedade e hoje se espalha por diferentes sertões do mundo.
São 185 livros, 66 editoras e 18 países presentes na exposição.
Local: Gato Vadio
Data: até 11 de fevereiro (de quarta-feira a sábado)
Hora: entre as 16h00 e as 23h00
A casa arde e os esqueletos cortejam
A ninfa de incomparável beleza, por certo sagrada, que se banha em água doce e se seca nas almofadas da noite, julga o mal e o bem dos bichos cavalgando-lhes o pêlo. Depois vem a música, as chocalhadas, os apelos, o tinir da louça, o olhar da mãe, o relâmpago da glória, o falar de boca cheia, o fino palito e a simpatia dos dentes.
Exposição de Bárbara Fonte
Local: Sismógrafo Porto
Data: de 4 de fevereiro a 11 de março
“Sábado”, de Samuel Silva
A poesia é, segundo Espinosa, uma contemplação da língua.
A construção poética não será mais do que uma operação de desativação, de conquista de um modo contemplativo que permite a abertura para novas formas de uso. A inoperância das funções comunicativas e informativas da língua abre-lhe novas brechas ou possibilidades de dizer. Confere-lhe outro poder de dizer.
A(s) imagem(ns)-instalação de “Sábado” ambiciona(m), de igual modo, uma forma de desacerto – no sentido de perturbação -, desativam o dispositivo pré-existente da galeria Mupi, vocacionado para operações de informação e divulgação, para desafiarem os olhares flutuantes de um espaço recreativo.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: até 15 de março
Mescla
Rita Guedes nasceu no Porto, atualmente usa o pseudónimo Rita Fugaz e apresenta um trabalho marcado pela linha e pelos tons azuis e verdes. A maior característica da sua arte pousa na criação de diferentes projetos de pintura aliados ao texto. Estas propostas têm servido para comunicar a sua visão sobre assuntos relacionados com o ser e com a natureza.
Propostas de diversas dimensões e conceitos são apresentados em conjunto: a pintura de um modo mais conceptual e espiritual e a ilustração, em forma de pintura, de uma forma mais prática e funcional. Todos os projetos são pensados e criados em momentos diferentes, fazem todos parte da mesma artista, mas existem e coexistem de forma independente. Pela primeira vez, acontecem no mesmo espaço e giram em torno de uma conversa de conhecimento e tentativa de ligação através de um fio que os guia e funde. Nesta exposição vamos encontrar três projetos de forma mais evidente: “Ser” (2021); “Leaves in Brasil” (2022); “Coleção Indiana” (2017-2022). Para além destes, também vemos ilustrações de cogumelos, alguns prints do projeto “Estou a Ler um livro em Branco” e pensamentos sobre a água como forma de identificação do ser humano.
Local: Gallery Hostel
Data: até 16 de março
ESPETÁCULOS
Decalogue of Anxiety
A inspiração para Decalogue of Anxiety nasceu de uma imagem de rebelião do livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. No mundo distópico descrito pelo escritor norte-americano, a cultura é o pior inimigo da sociedade, os livros são procurados e queimados por “bombeiros” à temperatura referida no título. Mas há um grupo de dissidentes, escondidos nas florestas, que memorizam os grandes textos da humanidade. Decalogue of Anxiety é uma colagem de dez fragmentos, um panorama da literatura mundial, de Platão a Sófocles e Calderón de la Barca, de Dostoiévski a Büchner, Tchékhov e Heiner Müller. Dez atrizes e atores europeus trabalharam estes clássicos num workshop intensivo, sob a direção de Margarita Mladenova e Ivan Dobchev, fundadores do Theatre Laboratory Sfumato, um dos rostos mais visíveis da renovação do teatro búlgaro. Decalogue of Anxiety é uma espécie de Arca de Noé transportando dez rebeldes, que literalmente são os textos que memorizaram.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 3 e 4 de fevereiro
Hora: 21h00; 19h00
Encyclopédie de la parole | Lacoste, Macé, Roux, Ictus
Suite nº4
No último capítulo da sua série de suites, a Encyclopédie de la parole optou por deixar ouvir diretamente as vozes gravadas da sua coleção de sons. Já não são os atores a dar vida a vozes perdidas, mas os próprios falantes que regressam do passado para falar com as suas próprias vozes, os seus tons únicos. Como numa ópera, têm o apoio de música ao vivo, para direcionar a nossa escuta e revelar texturas escondidas. Uma espécie de teatro dos espíritos, mas com fantasmas bem vivos.
Local: Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre
Data: 4 de fevereiro
Hora: 19h30
Traír e Coçar é só Começar
A comédia retrata as confusões da empregada Palmira que numa série de divertidos mal-entendidos leva os seus patrões a pensarem que estão a ser alvo de infidelidades.
A trama tem início no quotidiano de um casal de classe alta às vésperas do seu 16º aniversário de casamento. Ela recebe de um anônimo uma caixa de chocolates. Ele desconfia de um encontro marcado na sua própria casa, pela mulher e a sua melhor amiga. Os dados estão lançados, pela mão da nossa divertida Palmira!
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: até 19 de fevereiro
MAIS NOVOS
Fitinhas | “Bigfoot Family”
Filme de animação de Jeremy Degruson e Bem Stassen.
Dois meses após ter convencido o pai a regressar a casa, Adam tenta lidar com o mediatismo em que toda a família se viu envolvida. Mas agora que é famoso, o pai Bigfoot está empenhado em usar o reconhecimento para apoiar causas que possam tornar o mundo um lugar melhor para viver. É assim que se vê envolvido na proteção de uma grande reserva florestal no Alasca, que parece estar na mira da Xtrakt, uma grande petrolífera. Tudo parece correr bem até Bigfoot deixar de comunicar com a família e desaparecer sem deixar rasto. Agora, determinados a saber o que se passou, Adam, a mãe e as suas mascotes de quatro patas, dirigem-se ao Alasca. É assim que descobrem que a petrolífera tem Bigfoot aprisionado nas instalações e se prepara para destruir todo o vale.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 4 de fevereiro
Hora: 10h30
Sábados a Contar
Evento dedicado a crianças entre os três e os seis anos.
As atividades estarão relacionadas com o livro “Aquela Nuvem e Outras”, com poemas de Eugénio de Andrade, ainda em celebração do 100.º aniversário do seu nascimento, e ilustrações de Cristina Valadas.
Local: Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data: 4 de fevereiro
Hora: 11h00 e 15h30
Atelier de educação ambiental – Sr. Agrião
O mês de fevereiro é um bom mês para começar a fazer sementeiras. Nesta atividade vamos criar sementeiras de agriões únicas e divertidas. Vamos reutilizar garrafas de plástico e criar com elas personagens engraçadas. Primeiro, colocamos a terra, as sementes e depois, em casa, observaremos os cabelos da nossa personagem a crescer.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 5 de fevereiro
Hora: 11h00
Corre corre cabacinha
O Bicho Papelão está a chegar com muitas histórias para miúdos, mas também para graúdos!
“Corre Corre Cabacinha”, um espetáculo de teatro e música, a partir de um conto tradicional português. O trio contador de histórias vai cantarolando com uma velhinha dançante e energética pelo mundo fantástico, animalesco e enganador da floresta.
Local: Junta de Freguesia do Bonfim
Data: 5 de fevereiro
Hora: 16h00
UIVINHO 5 – Mostra de ilustração infantil da Maia
Mais de 200 trabalhos, produzidos nas oficinas temáticas “Caderneta dos Extintos”, concebidas e orientadas por Catarina Gomes e Eva Evita. A mostra deste ano incidirá sobre as “Expedições – Do Real e do Fantástico” realizadas pelas famílias participantes e pelos estudantes das escolas do concelho.
Local: Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho
Data: de 4 a 25 de fevereiro
OUTROS EVENTOS
Os Marcadores de Livros e a Cidade Adormecida
Sessão de lançamento do livro juvenil “Os Marcadores de Livros e a Cidade Adormecida” da autoria de Joana Lima, publicado pela Flamingo Edições.
Com apresentações do livro pelo Professor Doutor Carlos Azevedo (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e do ilustrador do conto, Miguel Schreck.
Local: Casa Allen
Data: 3 de fevereiro
Hora: 18h00
Ciclo de Cinema Peruano
Viaje a Tombuctú (2013) de Rossana Diaz Costa (Espanhol, Leg. Inglês)
Local: Casa Comum – Reitoria da Universidade do Porto
Data: 3 de fevereiro
Hora: 18h30
13ª edição Porta-Jazz
Um caldeirão de arte, música e humanismo. O significado da expressão melting pot, na sua génese, descreve um fenómeno social, que abreviadamente se traduz nas diferenças étnicas de um determinado lugar e na forma como essas diferenças se dissipam, através da junção e interação de uma diversificada população, criando assim novos padrões de comportamento e novas realidades sociais e culturais. É também esta expressão usada muitas vezes para caracterizar universos mais restritos do que a população de um país ou de uma grande e cosmopolita cidade. Universos esses que podem ser pequenos como um quarteirão dessa mesma grande cidade ou liliputianos como uma manifestação artística emergente desse pequeno quarteirão. Se apontarmos o foco deste preâmbulo para a palavra “quarteirão” e substituirmos o inglesismo melting pot pela palavra “caldeirão”, eis-nos num importante ponto de chegada, que sobretudo importa pela diversidade e riqueza dos pontos de partida que proporciona.
Local: Teatro Municipal do Porto – Rivoli
Data: de 3 a 5 de fevereiro
Workshop de desenho “Instantâneos Porto”
Neste workshop, Fernando Maia, que durante estes últimos meses expôs desenhos da cidade do Porto na SPA[galeria], vem agora partilhar a sua metodologia de trabalho para criar “instantâneos” sobre a cidade, numa caminhada à volta do bairro da galeria, na freguesia de Campanhã.
“O desenho, a cidade, o olhar e tentar registar o que vejo, aquele momento, aquela vista, um registo “instantâneo”. Este é o mote, sigamos o Fernando nesta aventura!
Local: Spa-saluteperart [galeria]
Data: 4 de fevereiro
Hora: 09h00
Lançamento do livro “Édipo / Antígona”
Num livro em fole, integralmente construído à mão, Álvaro Siza desenhou uma narrativa mitológica, de indizível crueldade, ternura e erotismo, remetendo-nos para as peças clássicas de Sófocles. O caderno intimista vem acompanhado por uma serigrafia que, sob a forma de tríptico, resume a tragédia de Édipo. Isto permite, de alguma forma, transpor para uma parede o talento imaginário de Álvaro Siza.
Será apresentado pelo escritor, Valter Hugo Mãe, e pelo arquiteto, António Choupina. A sessão antevê a presença do arquiteto Álvaro Siza.
Local: Biblioteca de Serralves
Data: 4 de fevereiro
Hora: 18h00
Frankenstein
O cinema de terror foi alimentado por grandes bandas sonoras. A história do Dr. Frankenstein e da sua criatura foi apresentada em filme com várias perspectivas. O filme de James Whale, exibido em 1931, redefiniu a história do género, sublinhada pela prestação de Boris Karloff. Karloff tornou-se um ícone do cinema de terror. Neste cine-concerto, assistiremos a Frankenstein com uma banda sonora encomendada em 2001 a Michael Shapiro, que recebe e transforma a tradição hollywoodesca das obras orquestrais para cinema.
Local: Casa da Música
Data: 7 de fevereiro
Hora: 19h30
Cinema: Possessão | Passos no Escuro
(ALE / FR / 1981 / 124 min.)
A relação de Mark (Sam Neil) entra numa espiral de gritos, violência e auto-mutilação. Acreditando que o único amante da sua mulher é o misterioso Heinrich, Mark não sabe da criatura demoníaca e tentacular que Anna (Isabelle Adjani) mantém escondida num apartamento.
Local: Passos Manuel
Data: 8 de fevereiro
Hora: 22h00
FILMES
A Acusação
Título Original: Les Choses Humaines
De: Yvan Attal
Com: Ben Attal, Suzanne Jouannet, Charlotte Gainsbourg
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 138 minutos
Um jovem é acusado de violar uma rapariga. Quem é ele e quem é ela? Ele é culpado ou inocente? Ela é uma mera vítima ou alguém dominado pelo desejo de vingança, como afirma o réu? Tanto os jovens protagonistas como os que lhes são mais próximos irão ver as suas vidas, as suas convicções e as suas certezas caírem por terra, mas… haverá uma só verdade?
A Inspeção
Título Original: The Inspection
De: Elegance Bratton
Com: Jeremy Pope, Gabrielle Union, Raúl Castillo
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 95 minutos
Neste filme profundamente comovente de Elegance Bratton, e inspirado na própria história do realizador, um jovem gay negro, rejeitado pela sua mãe e com poucas opções de futuro, decide alistar-se nos Fuzileiros, fazendo de tudo para ser bem-sucedido num sistema que certamente o excluiria. Mas mesmo combatendo todo o preconceito enraizado e rotinas de treino penosas, ele depara-se com uma camaradagem imprevista, força e apoio de uma nova comunidade que lhe confere o sentimento de pertença pelo qual tanto lutou e que moldará a sua identidade, mudando a sua vida para sempre.
Ameaça Explosiva
Título Original: Hot Seat
De: James Cullen Bressack
Com: Kevin Dillon, Mel Gibson, Shannen Doherty
Género: Ação
Classificação: M14
Outros dados: 99 minutos
Orlando Friar, um antigo hacker a tentar mudar de vida, é surpreendido por um telefonema anónimo que lhe diz que uma bomba debaixo do seu assento explodirá, a menos que complete uma série de assaltos impossíveis a bancos digitais. Orlando terá de usar o seu raciocínio rápido se quiser sobreviver e chegar a casa para o aniversário da sua filha. Depois de ser incriminado como o autor deste sinistro enredo, a única esperança de Orlando é um técnico de bombas chamado Wallace e o seu jovem parceiro, Jackson.
Batem à Porta
Título Original: Knock at the Cabin
De: M. Night Shyamalan
Com: Jonathan Groff, Dave Bautista, Rupert Grint
Género: Thriller
Classificação: M16
Outros dados: 100 minutos
Durante umas férias numa cabana isolada, uma menina e os seus pais são feitos reféns por quatro estranhos armados, que exigem que a família faça uma escolha impensável de forma a prevenir o apocalipse. Com acesso limitado ao mundo exterior, a família tem de decidir no que acredita, antes que tudo esteja perdido…
Detetive Aranha (VP)
Título Original: Inspector Sun y la maldición de la viuda negra
De: Julio Soto Gurpide
Com: Tiago Retrê, Bruna Peças, Rui Quintas, Aurora Raposo, Tiago Fernandes, Mónica Garcez, Paulo Oom
Género: Animação
Classificação: M6
Outros dados: 90 minutos
Xangai, China, 1934. Num mundo de insetos paralelo ao dos humanos, o veterano Inspetor Sun, uma aranha solitária, lidera a sua última missão contra o seu arqui-inimigo, o Gafanhoto Ruivo, antes de partir para um merecido retiro. As suas férias a bordo de um hidroavião entre Xangai e São Francisco acabam abruptamente quando o milionário Dr. Spindelthorp, que estava em lua-de-mel com a Arabella, uma viúva-negra, aparece assassinado. O Escaravelho e o Capitão Skelton suspeitam imediatamente que Arabella é a assassina. O Inspetor Sun terá, mais uma vez, de resolver o mistério. Mas o que começa como apenas mais um caso a bordo de um avião acabará por decidir o destino de toda a humanidade.
Ennio, o Maestro
Título Original: Ennio
De: Giuseppe Tornatore
Com: Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento
Género: M12
Classificação: Documentário
Outros dados: 156 minutos
Ennio é um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Óscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis. O documentário, exibido no 78º Festival de Veneza, apresenta-nos o compositor e maestro através de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns bem conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams ou Hans Zimmer.
Os Espíritos de Inisherin
Título Original: The Banshees of Inisherin
De: Martin McDonagh
Com: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Barry Keoghan
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 114 minutos
Situado numa ilha remota na costa oeste da Irlanda, “Os Espíritos de Inisherin” acompanha os amigos de longa data Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson) que se encontram num impasse quando Colm, inesperadamente, põe fim à amizade deles. Um estupefato Pádraic, amparado pela sua irmã Siobhán e pelo problemático jovem ilhéu Dominic, esforça-se para recuperar o relacionamento, recusando-se a aceitar um não como resposta. No entanto, os esforços repetidos de Pádraic apenas fortalecem a determinação de seu ex-amigo e, quando Colm entrega um ultimato desesperado, os eventos sucedem-se rapidamente com consequências inesperadas.