Todas as semanas, apresentamos-lhe novas sugestões para que possa tornar os seus dias ainda mais especiais! Além destas, tem disponível na nossa Agenda Cultural a programação mais alargada das principais salas do Grande Porto, sempre à sua disposição.
Pode aproveitar os dias de sol para visitar o Mercado na Praça da Batalha, entre as 10h00 e as 18h00 dos dias 27 e 28 de janeiro, e ver o que de melhor se faz em Portugal pelas mãos dos artesãos nacionais presentes neste mercado.
Ou, ainda, ter uma nova experiência, “num espetáculo que promete surpreender pequenos e graúdos”, no filme-concerto Marés, incluído na programação do festival IndieJúnior, que decorrerá no domingo, dia 29 de janeiro, às 16h15, no Batalha Centro de Cinema.
É a última semana do primeiro mês do ano. Aproveite ao máximo!
CONCERTOS
Jazz sessions
Local: Era uma vez em Paris
Data: 27 de janeiro
Hora: 20h00
Samuel Lercher Trio “Ballade”
Um repertório feito de múltiplas influências, desde a música de Thelonious Monk, à “chanson française” e destacando as composições originais onde se manifesta a formação clássica do pianista. Nas palavras de Nuno Catarino no jornal Público “à sua formação clássica, Lercher junta uma óptima fluência discursiva jazzistica”. André Rosinha no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria, músicos conceituados da cena nacional, formam a secção rítmica do trio.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 28 de janeiro
Hora: 19h00
The Black Angels
O novo trabalho refina habilmente o rock psicadélico dos Black Angels, ao lado de uma série de intrigantes sons e texturas, enquanto o tumulto político, a pandemia e a devastação contínua do ambiente forneceram uma ampla inspiração para a sua lírica feroz. O Mellotron, cordas e outros teclados são em “Wilderness of Mirrors”, mais proeminentes do que nunca.
Local: Hard Club
Data: 28 de janeiro
Hora: 20h00
Gabriela Kozyra e Walter Lopes
Para a missão de divulgar compositores brasileiros novos ou menos conhecidos, a Gabriela convida o violonista carioca Walter Lopes. Juntos apresentam um repertório bem refinado e muitas vezes inédito.
Local: Casa da Horta
Data: 28 de janeiro
Hora: 20h30
Walk A Mile In My Shoes
O mais fiel tributo ao rei do rock Elvis Presley. Um espetáculo único e imperdível!
Local: HOT FIVE jazz&blues club
Data: 28 de janeiro
Hora: 22h00
Bruna Costa
Poderia ser um sábado normal, mas como temos a Bruna a atuar, temos a certeza que vai ser uma noite fenomenal, repleta de clássicos e hits das décadas de 80, 90 e 00’s. Prepara-te para o sing-a-long!
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 28 de janeiro
Hora: 22h30
The Dixie Boys
Formados no Porto em 1994, influenciados por ícones dos anos 50 como Johnny Burnette, Ronnie Self e Buddy Holly, tocam um som Rockabilly dos anos 50 mais selvagem.
Local: Mary Spot Vintage Bar
Data: 28 de janeiro
Hora: 22h59
Tmnt
Natalie Hommel & Timo Grimm, vêm da cidade rock n’ roll de Hamburgo, onde se conheceram enquanto iam aos concertos das bandas uns dos outros. Natalie é cantora e baixista da banda punk de garagem Mirror Glaze. Timo é vocalista e guitarrista do quarteto de rock psicodélico Blackbird Mantra. Atualmente a dupla vive no Porto. Neste domingo eles vão tocar músicas das suas bandas num estilo mais descontraído e folk. As vibrações da psicodelia do final dos anos 60 e do início do punk dos anos 70 podem ser ouvidas como influências nas suas músicas.
Local: Casa da Horta
Data: 29 de janeiro
Hora: 18h00
Souls of Fire
Com quatro discos editados – Comunicar (2006), Subentender (2009), Pontas Soltas (2012) e O Sol é vida (2021) –, os Souls of Fire trazem na bagagem inúmeros concertos pelo país inteiro e a felicidade de terem conhecido algumas das suas maiores influências: The Wailers, Alpha Blondy, Black Uhuru, I Jahman Levi, Groundation, Skatalites, Natiruts e Gentleman, entre muitos outros. Hoje, as ambições da banda, que se assume como de pop-reggae, passam por lançar novos temas e voltar a correr os palcos portugueses de ponta a ponta.
Local: Casa da Música
Data: 1 de fevereiro
Hora: 21h00
EXPOSIÇÕES
Corpus Hermeticum de Luz
No âmbito da sua exposição, que reúne alguns dos seus trabalhos mais icónicos, tanto em pintura como em escultura e desenho, Mário Vitória criou um conjunto inédito, onde a palavra se junta ao desenho, numa instalação efémera, a não perder.
Local: Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Data: até 31 de janeiro
Apeadeiro
Não sabemos para onde vamos. Não sabemos quando iremos chegar. Sabemos que temos que nos reinventar.
Apeadeiro é um espetáculo que tenta analisar o lugar onde nos encontramos hoje face ao planeta. É um espetáculo que se esforça por ser sustentável e esbarra em todos os entraves do caminho para o conseguir ser.
Local: Clube Toda A Prova
Data: até 5 de fevereiro
Hora: 21h30
Universo dos livros cartoneros
A exposição que aqui se apresenta é apenas uma pequena amostra do heterogéneo universo dos livros cartoneros. O visitante poderá observar o que editoras de diversos países de América Latina, Europa e África publicam e a forma singular como elaboram seus livros. O espírito que a guia é o de possibilitar que o público português conheça a proposta editorial que nasceu da precariedade e hoje se espalha por diferentes sertões do mundo.
São 185 livros, 66 editoras e 18 países presentes na exposição.
Local: Gato Vadio
Data: até 11 de fevereiro (de quarta-feira a sábado)
Hora: entre as 16h00 e as 23h00
Derivas e Criaturas
Mais de trinta obras ocuparão os dois pisos durante esta primeira exposição do projeto Aquisições, que visa dinamizar a Coleção Municipal de Arte e valorizar o património artístico do Porto através de um programa anual de aquisição de obras de arte.
Local: Galeria Municipal do Porto
Data: até 19 de fevereiro
Hora: entre as 10h00 e 18h00
— Vais por aí?
Didático Obscuro é o coletivo formado por Luísa Abreu e Maria Bernardino iniciado em 2020, que coloca ideias sobre jogo e intenções lúdicas no centro da prática artística – o jogo como um território circunscrito que se cria entre pessoas, enquanto se procura uma cadência nas jogadas intercaladas.
Esta exposição conta com apoio da Escola Superior de Educação do Porto.
Local: Galeria Ocupa
Data: de 28 de janeiro a 17 de março
Mescla
Rita Guedes, nasceu no Porto, atualmente usa o pseudónimo Rita Fugaz e apresenta um trabalho marcado pela linha e pelos tons azuis e verdes. A maior característica da sua arte pousa na criação de diferentes projetos de pintura aliados ao texto. Estas propostas têm servido para comunicar a sua visão sobre assuntos relacionados com o ser e com a natureza.
Propostas de diversas dimensões e conceitos são apresentados em conjunto: a pintura de um modo mais conceptual e espiritual e a ilustração, em forma de pintura, de uma forma mais prática e funcional. Todos os projetos são pensados e criados em momentos diferentes, fazem todos parte da mesma artista, mas existem e coexistem de forma independente. Pela primeira vez, acontecem no mesmo espaço e giram em torno de uma conversa de conhecimento e tentativa de ligação através de um fio que os guia e funde. Nesta exposição vamos encontrar três projetos de forma mais evidente: “Ser” (2021); “Leaves in Brasil” (2022); “Coleção Indiana” (2017-2022). Para além destes, também vemos ilustrações de cogumelos, alguns prints do projeto “Estou a Ler um livro em Branco” e pensamentos sobre a água como forma de identificação do ser humano.
Local: Gallery Hostel
Data: até 16 de março
Alice There Is No Wonderland
Local: Livraria Exclamação
Data: até 20 de março
ESPETÁCULOS
Iphigénie
Desde a Antiguidade, a maldição que atinge os Átridas assombra o teatro ocidental. Tanto Eurípides como Racine escreveram sobre Agamémnon, esse pai que, para soltar os ventos necessários à partida dos exércitos gregos para Troia, sacrifica a filha Ifigénia. Tiago Rodrigues interroga-se em Iphigénie sobre qual seria o destino de Ifigénia se os homens, que decidem a sua sorte, não se submetessem à autoridade dos deuses. Esta abordagem do livre-arbítrio seduziu Anne Théron, que explora com frequência o grito interior das mulheres nas suas encenações. “Clitemnestra é uma personagem gigantesca. Pede aos homens que renunciem. Constrói para nós, que a vemos hoje, uma outra memória da tragédia.” Também Ifigénia decide do seu destino: “Morro porque escolhi morrer. Morro para ser esquecida. A minha morte pertence-me.” Iphigénie, espetáculo coproduzido pelo Teatro Nacional São João, de cujo elenco fazem parte dois atores portugueses, desloca o centro da história para a tessitura das relações humanas, dando a palavra à intimidade.
Local: Teatro Nacional São João
Data: 27 e 28 de fevereiro
Hora: 21h00; 19h00
Teatro do Vão | Tudo sobre a minha mãe
Tudo sobre a minha mãe, texto de Samuel Adamson a partir do filme de Pedro Almodôvar, centra- se na vida de Manuela – uma enfermeira, mãe solteira, que assiste à morte do filho no dia em que completaria 17 anos. Manuela parte numa viagem à procura do pai do filho e, nesse recuperar do passado, encontra uma antiga amiga com quem ele se prostituiu, conhece uma freira e começa a trabalhar como assistente de uma conhecida atriz de teatro. Tudo sobre a minha mãe é um espetáculo sobre a incondicionalidade da força feminina – sobre o que é ser mulher (periférica ou não, racializada ou não, cis ou transgénero). Parte da dramaturgia destas mulheres, que de tão incondicionais fazem cair a concretude do espaço e do tempo cinematográficos, tornando-as símbolos de sobrevivência e resistência. Daniel Gorjão pretende dar palco e voz a temas que se encontram socialmente em discussão na agenda mediática, como é o caso da identidade de género e orientação sexual, permitindo uma reflexão por parte do público.
Local: Teatro Campo Alegre
Data: 27, 28 e 29 de janeiro
Hora: 19h30
Um Clássico
criação e direção de Vera Montero para a ASTA
Um Clássico atravessa gerações. Toca a todos (porque trata temas que tocam a todos) porque persiste na memória coletiva. Um Clássico representa ideias da época em que é criado. Um Clássico representa sentimentos da época em que é criado. Um Clássico mostra paixões intensas e múltiplas. Um Clássico regista a complexidade do seu tempo. (…) Um Clássico diz não à morte. É isto que nos proponho criar, Um Clássico.
Local: Espaço QC – Quarteto Contratempus
Data: 28 de janeiro
Hora: 21h00
Dona Catita
Uma palhaça, um momento, num encontro pleno de surrealismo poético. Um espetáculo surpreendente onde a comédia visual, a musicalidade e a manipulação de objetos criam um ambiente mágico e fantástico.
Dona Catita é uma palhaça solitária, que só vem tomar um cafezinho! Mas afinal nem ela vem sozinha, nem o cafezinho era o que parecia! Uma ode às pausas, aos sonhos e aos monstrinhos dentro.
Local: Macaréu
Data: 28 de janeiro
Hora: 21h30
Quim Roscas & Zeca Estacionâncio
Com um grande sentido de humor, levam a palco um espetáculo hilariante onde não falta comédia, música, improviso e muita estupidez!
Milhares de espetáculos realizados em mais de 20 anos de carreira, com muitas gargalhadas, fazem com que João Paulo Rodrigues e Pedro Alves sejam, sem sombra de dúvidas, a dupla de humoristas de maior sucesso em Portugal.
Local: Coliseu
Data: 28 de janeiro
Hora: 21h30
MAIS NOVOS
Dino World On Tour
Uma exposição que reúne 30 exemplares de dinossauros gigantes e em tamanho real, animatrónicos, fósseis e escavações. A exposição conta ainda com um espaço multimédia – com a projeção de documentários e filmes relacionados com tema – e um espaço Kids.
Uma experiência única que fará as delícias de miúdos e graúdos, proporcionando momentos inesquecíveis em família.
Local: Centro Comercial Gaia Jardim (Parque de Estacionamento)
Data: 27, 28 e 29 de janeiro
Hora: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
CircOntando
A vida é um circo! E as histórias também! Uma sessão de histórias que junta o fantástico, o irreal, lobos que falam espanhol, ursos em horário de expediente e uma história de amor em modo revista.
Senhoras e senhores, meninos e meninas, bem-vindos ao CircOntando, um circo onde se conta aquilo que nunca se ouviu, onde se servem histórias com risos desmedidos!
Local: El Corte Ingles
Data: 29 de janeiro
Hora: 10h00
Dominguinhos
Para comemorar o Dia Mundial do Puzzle, os “Dominguinhos” propõem-te um atelier em que poderás transformar pequenos cubos de madeira em puzzles. Com lápis e canetas farás quatro desenhos diferentes, que serão colados nos cubos para assim criares puzzles originais.
Local: Mar Shopping Matosinhos
Data: 29 de janeiro
Hora: 11h00
OUTROS EVENTOS
Mercado da Alegria
Numa altura de produção em massa quem não anseia por algo único, seu? É isso mesmo que o Mercado da Alegria apoia. Dá palco a artesões e permite a divulgação dos seus espetaculares trabalhos. Visite-nos e veja por si mesmo!
Local: Jardim do Passeio Alegre
Data: 29 de janeiro
Hora: entre as 09h00 e as 18h00
Comedy Sessions
Uma sessão de stand-up comedy, em parceria com a Rotina Produções, que promete muitas gargalhadas!
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 30 de janeiro
Hora: 21h30
8º Aniversário Catraio
O Catraio celebra 8 anos no dia 31 de janeiro e a festa dura a semana inteira, com vários eventos. Vem soprar as velas connosco!
Local: Catraio – Craft Beer Shop & Bar
Data: de 31 de janeiro a 4 de fevereiro
Hora: entre as 17h00 e as 00h30
Documentário & Jantar – Earth Emergency
Dirigido por Susan Gray e narrado por Richard Gere, “Earth Emergency” pinta uma imagem esperançosa do futuro se os avisos forem atendidos e as mudanças forem feitas em breve. No entanto, alerta que se não forem controlados, os ciclos de feedback amplificam a ameaça do aumento das temperaturas e aceleram o aquecimento global de maneiras que muitos não estão cientes.
O documentário examina como a atividade humana está a desencadear ciclos de aquecimento perigosos que estão a levar o clima a um ponto sem retorno – e o que precisamos fazer para os deter.
Local: Gato Vadio
Data: 31 de janeiro
Hora: 20h30
Uma noite com…
Uma noite com Fausto Vasconcellos. O processo de criação, inspirações e influências, são alguns dos temas abordados. A noite conta também com a atuação do músico. A recebê-lo temos a Rita Tinoco.
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 31 de janeiro
Hora: 21h30
FILMES
Aftersun
Título Original: Aftersun
De: Charlotte Wells
Com: Paul Mescal, Frankie Corio, Celia Rowlson-Hall
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 102 minutos
Numa estância de férias em decadência, Sophie, com 11 anos, disfruta de um raro período que tem para passar em junto com o pai, Calum. Enquanto o mundo da adolescência se anuncia para Sophie, fora do seu olhar Calum soçobra sob o peso da vida fora da paternidade. Vinte anos mais tarde, as ternas memórias de Sophie das suas últimas férias juntos transformam-se num poderoso e desolador retrato da sua relação, enquanto tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que lhe permanece um desconhecido, neste soberbo e emocionalmente abrasador filme inaugural de Charlotte Wells.
Amadeo
Título Original: Amadeo
De: Vicente Alves do Ó
Com: Rafael Morais, Ana Lopes, Raquel Rocha Vieira
Género: Biografia
Classificação: M12
Outros dados: 98 minutos
Amadeo e Lucie vivem uma grande história de amor quando a Primeira Guerra e a Gripe Espanhola fustigam a Europa. O pintor inspira-se em momentos do seu quotidiano para reter o futuro que sonha pintar. Paisagens, cães, bailaricos e beijos inspiram dezenas de quadros. Vive-se um mundo em mudança, entre o estúdio em Manhufe e as festas em Paris; fazem-se as primeiras exposições, lançam-se planos para o futuro, e Amadeo pinta incessantemente. A sua vida é mais do que intensa: repleta de dor e amor, é fugaz.
O Filho
Título Original: The Son
De: Florian Zeller
Com: Hugh Jackman, Laura Linney, Vanessa Kirby
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 123 minutos
Poucos anos depois do divórcio dos seus pais, Nicholas, um rapaz de 17 anos, deixa de querer continuar a viver com a sua mãe, Kate. O filho muda-se para casa do seu pai, Peter, e da sua companheira, Beth, e espera que uma nova escola e um novo começo o ajudem a combater a sua ansiedade. Ao tentar equilibrar a profissão com um novo bebé com Beth e ainda com a oferta de um trabalho de sonho em Washington, Peter tenta cuidar de Nicholas da mesma forma como queria que o seu pai o tivesse tratado. Mas ao inclinar-se sobre o passado numa tentativa de corrigir os seus erros, ele perde a capacidade de se agarrar ao Nicholas do presente.
Operação Fortune: Missão Mortífera
Título Original: Operation Fortune: Ruse de guerre
De: Guy Ritchie
Com: Jason Statham, Aubrey Plaza, Hugh Grant
Género: Ação
Classificação: Classificação Etária Pendente
Outros dados: 114 minutos
O superespião Orson Fortune deve encontrar e parar a venda de uma nova tecnologia de armas usada pelo mediador de armas bilionário Greg Simmonds. Relutantemente, Fortune tem de se juntar aos melhor operativos do mundo, conseguindo recrutar ainda Danny Francesco, a maior estrela de cinema de Hollywood, para os ajudar na missão internacional de salvar o mundo.
Seal Team – Brigada Especial VP
Título Original: Seal Team
De: Greig Cameron, Kane Croudace
Com: José Mata, Laura Dutra, Renato Godinho
Género: Animação
Classificação: M6
Outros dados: 101 minutos
A destemida foca Quinn reúne uma brigada de recrutas desajustados para enfrentar os cruéis tubarões de dentes afiados que reclamam mar aberto e põe em causa a sobrevivência de todas as focas. Ou se unem para salvar os mares ou se deixam engolir por eles. Será que está à altura do desafio?
Um Casamento do Pior
Título Original: Maybe I Do
De: Michael Jacobs
Com: Diane Keaton, Richard Gere, Susan Sarandon
Género: Comédia
Classificação: M12
Outros dados: 95 minutos
No coração de Nova Iorque, o romance de Michelle e Allen chegou ao ponto em que é altura de os pais se conhecerem finalmente. Mas, uma vez cara a cara, o jantar fica rapidamente descontrolado, quando os pais percebem que cada cônjuge dorme com o outro. Ao tentarem esconder dos filhos os seus casos extraconjugais, as suas artimanhas transformam a noite num caos cómico.
Ursos não há
Título Original: No Bears
De: Jafar Panahi
Com: Jafar Panahi, Naser Hashemi, Vahid Mobaseri
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 107 minutos
Duas histórias de amor perturbadas por obstáculos inevitáveis e perturbadores, a força da superstição e os mecanismos do poder.