Sogrape

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Sexta-feira é sinónimo de novas sugestões na Viva! e, além destas, tem disponível na nossa Agenda Cultural a programação mais alargada, e sempre atualizada, das principais salas do Grande Porto.

Pode aproveitar também para visitar as “Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda”, que são uma referência histórica e cultural da cidade do Porto, e acontecem a partir das 16h00 do dia 14 de janeiro.

Ou, ainda, deixar-se levar pela tradição e espírito do ballet clássico trazido até nós pelo Ukrainian Classical Ballet, na obra “A Bela Adormecida” de Tchaikovsky, que pisará o palco do Coliseu no dia 18 de janeiro às 21h30.

São muitas e variadas opções que lhe trazemos para que possa disfrutar dos próximos 7 dias ao máximo. Aproveite!

CONCERTOS

Dalibri
Dalibri é cantautora oriunda do Porto, apaixonada por explorar os mistérios da existência, permacultura e plantar tantas sementes (de amor) quanto possível. Com conexão forte aos mares e vales, a cantora expressa sentimentos e desejos comuns do ser humano.
Da música da floresta à agro-balada esta viagem musical proporciona um momento de contato com o Ser.
Local: Espaço Compasso
Data: 13 de janeiro
Hora: 20h00

Bruna Costa
Sexta-feira 13 é uma noite de sorte para quem vier ouvir a Bruna. Sorte porque a cerveja artesanal vai estar bem fresca. E sorte porque a Bruna levanta toda a gente da cadeira. Se quiseres ter sorte, reserva o teu lugar!
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 13 de janeiro
Hora: 22h30

Joana Carvalhas
Mais do que uma violinista graduada pelo Royal Conservatoire of Scotland (UK), Joana Carvalhas é uma artista polivalente que se tem vindo a apresentar em diversos contextos e ambientes musicais e artísticos. Na sua música e forma de tocar, procura explorar constantemente novas sonoridades e texturas do seu instrumento, criando diversas paisagens sonoras e transportando o ouvinte para novas realidades melódicas.
Local: Casa da Horta – associação cultural
Data: 14 de janeiro
Hora: 20h30

Peter Storm & The Blues Society
Local: HOT FIVE jazz&blues club
Data: 14 de janeiro
Hora: 22h00

Variações
Tributo a António Variações
Local: Mary Spot Vintage Bar
Data: 14 de janeiro
Hora: 22h59

Walt Disney in Concert
Este concerto sinfónico revive décadas da música memorável das obras favoritas de toda a família, como Aladino, Fantasia, Frozen, O Livro da Selva e, claro, O Rei Leão: a oportunidade perfeita para viajar para Um mundo ideal, saborear O Ciclo da vida e garantir que tudo é simplesmente Supercalifragilisticoespialidoso!
Local: Coliseu
Data: 16 de janeiro
Hora: 21h30

Themed Nights – Tributo Queen
A Kind of Magic acontece. O Tozé Freitas e o Paulino Garcia prestam homenagem a uma das bandas míticas da música universal.
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 16 de janeiro
Hora: 21h30

Sessão da música Tradicional Irlandesa
Local: Casa da Horta – associação cultural
Data: 17 de janeiro
Hora: 20h00

Fernando Arteaga + Heavy Ocean
Fernando Arteaga, é natural de El Puerto de Santa María ( Cadiz, Espanha) e lançou o seu primeiro Single a solo em 2020, ” An Endless Path” e devido ao seu bom recebimento, em 2021 lança o EP ” The Human Are The Error, com boas críticas nas revistas como, La Heavy, Power Magazine, Mariskal Rock, entre outras.
Para abrir o apetite teremos o trio Portuense HEAVY OCEAN, que no ano 2022 tem se destacado como uma das mais promissoras bandas do Post-Metal do nosso Underground.
Local: Barracuda – Clube de Roque
Data: 19 de janeiro
Hora: 21h30

Blu Flamingo
Trio indie rock formado por amigos de longa data: Rudi Ferreira, Diogo Brandão e Pedro Almeida. Criatividade, ritmo e energia vibrante são características distintivas dos seus concertos.
Local: Café Casa da Música
Data: 19 de janeiro
Hora: 21h30

EXPOSIÇÕES

Olhar de Perto, Ponto de Indecisão
Com uma prática eminentemente reconhecida no campo da fotografia, principalmente através da autorrepresentação, Júlia Ventura apropria-se dos cânones da modernidade clássica para os subverter. A figura da mulher-modelo desliza criticamente para uma forte afirmação da mulher-autora, para um empoderamento identitário iniciado já na década de 70 do século passado, num percurso feito entre Portugal e os Países Baixos.
A presente exposição, intitula-se Olhar de perto, ponto de indecisão. Nela serão mostradas obras dos anos setenta até à atualidade, na maior parte dos casos nunca anteriormente vistas em Portugal.
Local: Galeria Pedro Oliveira
Data: 14 de janeiro
Hora: 16h00

Finalistas CPF
Esta exposição reúne uma mostra do Trabalho Final de Curso de 14 formandos finalistas do Curso Profissional de Fotografia 2020-2022 do Instituto Português de Fotografia.
Local: Casa das Artes
Data: até 4 de fevereiro

Universo dos livros cartoneros
A exposição que aqui se apresenta é apenas uma pequena amostra do heterogéneo universo dos livros cartoneros. O visitante poderá observar o que editoras de diversos países de América Latina, Europa e África publicam e a forma singular como elaboram seus livros. O espírito que a guia é o de possibilitar que o público português conheça a proposta editorial que nasceu da precariedade e hoje se espalha por diferentes sertões do mundo.
São 185 livros, 66 editoras e 18 países presentes na exposição.
Local: Gato Vadio
Data: até 11 de fevereiro (de quarta-feira a sábado)
Hora: entre as 16h00 e as 23h00

Se isto fosse um paraíso feito de nada
Apresenta-se um trabalho em progresso que é composto por um conjunto de fotografias dos bairros e excertos de entrevistas a moradores na atualidade, bem como por parte de um arquivo referente ao processo desenvolvido numa das primeiras operações SAAL a tomar a dianteira após o 25 de Abril, a operação da Maceda no Porto, procurando refletir sobre as expectativas projetadas e sobre o que destas se viu ou não viu cumprir.
Local: Casa das Artes
Data: de 14 de janeiro a 25 de fevereiro

De Corpo Presente — Carminda Soares
A par da exposição “Vida e Segredo. Aurélia de Souza 1866-1922”, cinco performers colocam o acento no corpo e no espaço: da leitura à instalação ativada, do som ao dispositivo cénico habitado, da palavra poética ao trabalho performativo grupal com a comunidade escolar. Uma mistura de rigor histórico e poético, questionamento político e estético, jogos da autoencenação, olhares para gestos domésticos, femininos e papéis de género. O ciclo assume-se como uma criação-reflexão da atualidade de Aurélia, trazendo à escuta os seus ecos.
Local: Museu Nacional Soares dos Reis
Data: 19 de janeiro
Hora: 17h30

Apeadeiro
Não sabemos para onde vamos. Não sabemos quando iremos chegar. Sabemos que temos que nos reinventar.
Apeadeiro é um espetáculo que tenta analisar o lugar onde nos encontramos hoje face ao planeta. É um espetáculo que se esforça por ser sustentável e esbarra em todos os entraves do caminho para o conseguir ser.
Local: Clube Toda A Prova
Data: de 19 de janeiro a 5 de fevereiro
Hora: 21h30

Azulejos Tradicionais e Monstros que tais
Uma mostra de trabalhos ilustrados por Caracol.
Local: Casa da Cultura de Paranhos
Data: até 22 de janeiro

Corpus Hermeticum de Luz
No âmbito da sua exposição, que reúne alguns dos seus trabalhos mais icónicos, tanto em pintura como em escultura e desenho, Mário Vitória criou um conjunto inédito, onde a palavra se junta ao desenho, numa instalação efémera, a não perder.
Local: Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Data: até 31 de janeiro

ESPETÁCULOS

“Pesta Prata Mundo” | dança-performance
Coline Gras e Bernardo RB com Jordi Rallo

“Pesta Prata Mundo convida a ressoar em corpo o tempo da escrita e o tempo da música. A dança, assim como o som e o ato de escrever, performa no espaço dessa peça a ação de escutar, no encontro dos corpos empestados, brilhantes e férteis de mundo.”
Local: MIRA artes performativas
Data: 13 de janeiro
Hora: 19h00

Quebra-Nozes
A Academia de Dança de Serzedo apresenta o bailado “O Quebra-Nozes”, a história de uma menina, Clara, que, numa noite de Natal, sonha que o boneco que lhe foi oferecido pelo seu padrinho Drosselmeyer – um Quebra-Nozes – ganha vida e a leva a conhecer o mundo mágico do reino dos doces, onde conhece a Fada do Açúcar…
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: 14 e 15 de janeiro
Hora: 21h30; 16h00

Companhia Nacional de Bailado
Em Deste Mundo e do outro Saramago descreve e reflete sobre a humanidade, demonstrando o seu amor e preocupação. O escritor leva-nos às profundezas das gentes, dos lugares, de épocas antigas ou por vir onde o detalhe da escrita nos faz sentir e entrar pelas terras dentro. A sua obra é uma visão do mundo e esta peça que agora crio com os bailarinos da CNB não poderá ser mais do que o meu sentir sobre essa visão. Caminhadas sem fim como a passagem da humanidade à face da terra, para carregar o leve e o pesado, o real e o imaginado. Para carregar a vida. Uma massa indistinta de gente, onde cada um já perdeu o centro. Mas ainda há quem lute, quem levante a voz. Ainda há quem repare no mal alheio. Quem estenda o olhar, a mão e o coração.
Local: Teatro Rivoli
Data: até 14 de janeiro
Hora: 19h30

Luís de Matos – Impossível ao vivo
O mais premiado mágico português, distinguido três vezes pela Academia de Artes Mágicas de Hollywood, e o mais jovem da história a receber o Devant Award, do The Magic Circle, entre tantas outras distinções, volta a surpreender com uma nova e extraordinária viagem pelo maravilhoso mundo da ilusão onde o impossível se converte em realidade e os limites da imaginação são desafiados a cada instante.
Dos Estados Unidos da América, Dan Sperry, o anti-mágico, chocante e excêntrico. De Espanha, Javier Botía, o inigualável e hilariante Campeão Mundial de Mentalismo. De França, Norbert Ferré, o incrivelmente talentoso e original duplo Campeão Mundial. Da Coreia Sul, Yu Hojin, o mágico que se tornou num símbolo nacional no seu país.
Um espectáculo imperdível, para toda a família, para ver e oferecer!
Local: Coliseu
Data: 13, 14 e 15 de janeiro
Hora: 21h00; 16h30; 11h00

Casa Portuguesa
Com texto e encenação de Pedro Penim. Interpretada por Carla Maciel, João Lagarto e Sandro Feliciano, a peça conta ainda com os Fado Bicha (Lila Tiago e João Caçador) no elenco.
“A canção ‘Uma Casa Portuguesa’ serve de pretexto – quase de bode expiatório – para falar diretamente sobre o que era um ideal do Estado Novo, de família, de casa e até de ânimo português.”
Local: Teatro Nacional São João
Data: até 21 de janeiro
Hora: 19h00; 21h00; 16h00

MAIS NOVOS

Dino World On Tour
Uma exposição que reúne 30 exemplares de dinossauros gigantes e em tamanho real, animatrónicos, fósseis e escavações. A exposição conta ainda com um espaço multimédia – com a projeção de documentários e filmes relacionados com tema – e um espaço Kids.
Uma experiência única que fará as delícias de miúdos e graúdos, proporcionando momentos inesquecíveis em família.
Local: Centro Comercial Gaia Jardim (Parque de Estacionamento)
Data: 13, 14 e 15 de janeiro
Hora: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Histórias Fiadas
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Local: Biblioteca Municipal da Maia
Data: 14 de janeiro
Hora: 11h30

Vítor e Sofia vão à Lua
O Vítor e a Sofia foram com o pai ao parque, para ver um Eclipse Total do Sol. Depois do Eclipse, os três decidiram dormir uma sesta à sombra de uma árvore, até que a Sofia acorda o Vítor, para juntos partirem numa fascinante aventura até à Lua.
Estás pronto para ires com eles? Calça as tuas botas, veste o teu fato espacial… e não te esqueças do protetor solar!
Local: Planetário do Porto
Data: 14 de janeiro
Hora: 15h00

Dominguinhos
Sabias que os insetos são o grupo de seres vivos mais numeroso à face da Terra? E sabias que, apesar de, por vezes, nos aborrecerem com o seu “bzzzz, bzzzz” desenfreado pela casa, têm um papel muito importante na biodiversidade? Sem eles, nós também não existiríamos, essa é a verdade! Por isso, há que cuidar bem dos insetos.
Um atelier de educação ambiental onde vamos construir para eles uma espécie de hotel 5 estrelas! Para isso, vamos reutilizar uma lata, preenchê-la com pauzinhos, canas e pequenas pinhas e decorá-la com fios coloridos que servirão também para pendurar o tal hotel na tua varanda… Agora, é só fazer check-in!
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 15 de janeiro
Hora: 11h00

Há formas no Espaço
Era uma vez uma pizza e uma bola! Ambos redondos, mas muito diferentes. Apesar de serem grandes amigos, tinham a mania que eram importantes. Tão importantes que o Sistema Solar lhes tinha pedido emprestado as suas formas, para construir o Sol, os planetas e todos os astros que no céu moram. Contudo, não podiam estar mais enganados!
Local: Planetário do Porto
Data: 15 de janeiro
Hora: 15h00

OUTROS EVENTOS

Conversa com Yorgos Yatromanolakis
Yatromanolakis vai apresentar o seu projecto “The Splitting of the Chrysalis & the Slow Unfolding of the Wings”, trabalho inspirado nos ritos antropológicos de passagem que marcam as transições de uma fase da vida para outra. Através desta obra, o artista tenta captar de forma poética o ciclo de um processo interno de metamorfose.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: 13 de janeiro
Hora: 16h45

Hip-Hop Ladies
Um dos papéis do hip-hop é superar as desigualdades pré-existentes na sociedade e é assim que lutamos para ter um papel na história do rap português, fazendo com que as vozes femininas continuem a conquistar espaço nesta cultura, cada vez maior e mais atrativa.
Assim sendo, e como primeira iniciativa de muitas que estão para vir, gostaríamos de vos ter presentes na data em que se irá realizar a nossa apresentação como grupo, que contará com a presença de várias tipologias artísticas, compilando o evento numa girls party à moda antiga.
Local: Norte Color
Data: 14 de janeiro
Hora: 15h00

David Bowie Tributo
Neste tributo pretende-se passar grande parte dos temas realizados entre 1966 a 2016 num ambiente repleto de Fãs Bowie.
Local: Griffon’s Bar-discoteca
Data: 14 de janeiro
Hora: 23h55

Jantar & Documentário: Acid Horizon, 2018
Produzido por Kurt Langer e Paul Biedrzycki, Acid Horizon segue o Dr. Erik Cordes, que acredita que Lophelia – uma espécie de coral do mar profundo – está se adaptando à acidificação e pode ter segredos para a sobrevivência em um futuro ácido, e embarca em uma viagem ao fundo do Golfo do México para coletar amostras valiosas de Lophelia. Para o bem das gerações futuras, Erik enfrenta o perigo no Navio de Pesquisa Atlantis e mergulha no Submersível Alvin. Ele está cada vez mais perto de encontrar o ‘Supercoral’… Mas é tarde demais para fazer a diferença?
Local: Gato Vadio
Data: 17 de janeiro
Hora: 20h30

Uma noite com João Castro
O João vem dar a conhecer um pouco mais dos bastidores da música. Melhor, da sua música. Uma conversa com atuação e revelações. A recebê-lo teremos o Slimmy. Reserva o teu lugar!
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 17 de janeiro
Hora: 21h30

FILMES

A Noiva
De: Sérgio Tréfaut
Com: Joana Bernardo, Hugo Bentes, Lola Dueñas
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 81 minutos
Uma adolescente europeia foge de casa para casar com um guerrilheiro do Daesh. Torna-se uma noiva da Jihad. Três anos mais tarde a sua vida mudou dramaticamente. Vive num campo de prisioneiros no Iraque. Agora é mãe de dois filhos e está grávida outra vez. É uma viúva de 20 anos e será brevemente julgada pelos tribunais iraquianos. O que a experiência da guerra e a lavagem cerebral lhe fizeram?

M3GAN
De: Gerard Johnstone
Com: Allison Williams, Violet McGraw, Ronny Chieng
Género: Terror
Classificação: M14
Outros dados: 102 minutos
M3GAN é uma complexa inteligência artificial, uma boneca com vida que programada para ser a melhor companhia de uma criança e a maior aliada dos pais. Concebida pela brilhante robótica Gemma, M3GAN pode ouvir, observar e aprender à medida que se torna amiga e professora, companheira de brincadeiras e protetora, para a criança a quem está “emocionalmente” ligada. Quando Gemma se torna subitamente na tutora de Cady, a sua sobrinha órfã de 8 anos, sente-se insegura e pouco preparada para ser mãe. Com dificuldades em gerir a pressão no trabalho e sua nova realidade familiar, Gemma decide juntar o seu protótipo M3GAN e Cady, numa tentativa de resolver os seus problemas -uma decisão que terá consequências inimagináveis…

Missão de Resgate
Título Original: Plane
De: Jean-François Richet
Com: Gerard Butler, Mike Colter, Daniella Pineda
Género: Ação
Classificação: Classificação Etária Pendente
Outros dados: 107 minutos
O piloto Brodie Torrance salva os seus passageiros ao fazer uma aterragem arriscada numa ilha devastada pela guerra. Quando os sobreviventes são feitos reféns por rebeldes perigosos, a única pessoa com quem Torrance pode contar é Louis Gaspare, um assassino que estava a ser transportado pelo FBI. Para salvar os passageiros, Torrance precisará da ajuda de Gaspare… e descobrirá que este é mais do que aparenta.

O Colibri
Título Original: Il Colibri
De: Francesca Archibugi
Com: Pierfrancesco Favino, Nanni Moretti, Bérènice Bejo
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 132 minutos
A vida de um homem desde os anos 70 até um futuro próximo numa miríade de relacionamentos que cruzam a sua vida, com consequências mais ou menos devastadoras.

R.M.N.
De: Cristian Mungiu
Com: Marin Grigore, Judith State, Macrina Barladeanu
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 125 minutos
Uns dias antes do Natal, e depois de se ter despedido do seu trabalho na Alemanha, Matthias volta para a sua aldeia multiétnica na Transilvânia. Pretende envolver-se mais na educação do filho, Rudi, deixado há demasiado ao cuidado da mãe, Ana, e livrar o rapaz dos medos não resolvidos que se apoderaram dele. Está preocupado com o seu velho pai, Otto, e ansioso por ver a sua antiga amada, Csilla. Quando são contratados alguns funcionários novos para a pequena fábrica que Csilla gere, a paz na comunidade é perturbada, o medo apodera-se dos adultos e frustrações, conflitos e paixões emergem sob uma camada fina de compreensão e calma aparentes.

Um Homem chamado Otto
Título Original: A Man called Otto
De: Marc Forster
Com: Tom Hanks, Kailey Hyman, Rachel Keller
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 126 minutos
Otto Anderson é um viúvo rabugento cuja única alegria provém de criticar e julgar os seus exasperados vizinhos. Quando uma energética jovem família torna-se a sua nova vizinha, Otto conhece a perspicaz e grávida Marisol, que demonstra estar à sua altura. Daqui nasce uma amizade que irá virar o mundo de Otto de cabeça para baixo.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem