RECHEIO 50 ANOS

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Na VIVA! queremos tornar o último mês do ano inesquecível para si. Dos concertos aos eventos de literatura, passando pelo teatro e exposições, isto claro, sem esquecer os mais pequenos – temos sugestões para todas as idades e gostos!

Não se esqueça que pode passar ainda pela nossa Agenda Cultural com uma calendarização mais alargada de vários eventos nas principais salas do Grande Porto.

E, se mal pode esperar pelo Natal, aproveite para iniciar as festividades mais cedo com os concertos natalícios que decorrem na Sé do Porto dia 17 de dezembro, às 21h30, e 18 de dezembro, às 19h. Pode ainda assistir à atuação do grupo coral no varandim exterior da Torre dos Clérigos, com os êxitos tradicionais da quadra, dia 17 de dezembro às 16h.

A cidade está VIVA! e recomenda-se!

CONCERTOS

Dell – Lillinger – Westergaard
Explorando novas estéticas musicais, o internacionalmente aclamado trio percorre a linha entre música contemporânea, experimental e avant-garde. A música destaca-se pela sua complexidade arquitetural, intensidade energética e fisicalidade, quebrando com barreiras de género através de um processo imersivo e simultâneo entre análise e criação.
Local: Porta-jazz
Data: 16 de dezembro
Hora: 21h30

Nuno Lanhoso
Cantautor portuense de 30 anos, Nuno Lanhoso despertou para as canções ao piano e mais tarde virou-se para a guitarra, inspirando-se em artistas como Pedro Abrunhosa, Tiago Bettencourt ou John Mayer. Começou a tocar ao vivo em Barcelona, onde estudou medicina.
Local: Jardins do Palácio de Cristal
Data: 17 de dezembro
Hora: 17h00

Fujiya & Miyagi
Com uma carreira invejável que atravessa duas décadas e nove álbuns, trazem agora consigo o recente álbum ‘Slight Variations’ que mantém a explosão electrónica dançável que sempre os caracterizou.
Local: M.Ou.Co
Data: 17 de dezembro
Hora: 19h00

Xeque Mate + Lyzzärd
Os Xeque-Mate estão de regresso aos palcos com o novo registo de originais e mais pesados do que nunca! Com o selo da Larvae Records, “Não Consigo Manter a Fé” é um álbum que inclui 9 temas fortes, compostos durante a pandemia e que no entender da banda será o melhor álbum que lançou até à data. Acompanhados dos Lyzzärd, que irão apresentar o seu novo álbum “The Abyss”, e de alguns convidados de peso para apresentarem ao vivo o novo trabalho.
Local: Auditório CCOP
Data: 17 de dezembro
Hora: 21h00

Barrako 27, Berna, Dealema & Keso
Nomes incontornáveis da cena musical portuguesa e representantes da diversidade do ADN do rap da cidade do Porto num espetáculo único, que marca o encerramento de mais uma edição de Cultura em Expansão.
Local: Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira
Data: 17 de dezembro
Hora: 21h30

Clash City Rockers
Tributo à banda The Clash.
Local: Barracuda – Clube de Roque
Data: 17 de dezembro
Hora: 23h00

One Vision – Tributo a Queen
A banda-tributo com maior sucesso na Península Ibérica!
Local: Mary Spot Vintage Bar
Data: 17 de dezembro
Hora: 23h00

Concerto do Coro Lira
Concerto mágico de Natal com o Coro Lira de adultos e infantojuvenil.
Local: Igreja dos Clérigos
Data: 18 de dezembro
Hora: 15h30

Cristina Branco & João Paulo Esteves da Silva
“Amoras numa Tarde de Outono”, um álbum que procura registar, como um documento fotográfico, o trabalho que o duo vem tecendo em palco nos últimos 20 anos e que será apresentado pela primeira vez.
Local: Coliseu
Data: 18 de dezembro
Hora: 19h00

Fusão
O Henrique Apolinário apresenta uma série de temas criados entre instrumentos e a escuta dum espaço massivo. Amálgama estridente entre a voz e as suas respostas reverberantes, uma narrativa simples composta por extremos, banhos apaziguantes de massas harmónicas e rasgos dissonantes de voz distorcida e corrupção digital.
Local: Hotelier
Data: 18 de dezembro
Hora: 19h00

Tiago Bettencourt com Orquestra Clássica do Centro
No início eram Esquissos, título do primeiro álbum dos Toranja, hoje já são desenhos maduros. Uns e outros podem ser reapreciados ao vivo no concerto – os seus maiores êxitos, quer a solo quer com os Toranja, têm lugar garantido no alinhamento. A acompanhar Tiago Bettencourt está a Orquestra Clássica do Centro, redimensionando o poder e a emoção das suas músicas e letras.
Local: Casa da Música
Data: 18 de dezembro
Hora: 21h00

Candlelight Natal: Os melhores clássicos de Natal
Concerto exclusivamente dedicado aos intemporais clássicos de Natal, também com a interpretação do Quarteto de Cordas “Quarteto Intempus” – de melodias como “Have Yourself A Merry Little Christmas”, “White Christmas”, ou “Let it Snow”.
Local: Pestana Palácio do Freixo
Data: 20 de dezembro
Hora: 19h30; 21h30

Bruno Santos
Com um reportório vasto e intemporal que vai do rock e indie ao folk americano (e, pelo meio, a alguns hits pop bem catchy que deixam a sala toda a cantar), Bruno Santos chega para animar a quinta-feira Wild.
Local: HD Bar to Be Wild
Data: 22 de dezembro
Hora: 22h00

EXPOSIÇÕES

Inauguração da exposição “Colectiva 5x5v3”
Uma mostra colectiva de fotografia, integrando cinco autores apaixonados pela “experiência Leica”. Fotografam por prazer e com a confiança de que os equipamentos que utilizam traduzem as suas visões.
Local: Leica Gallery Porto
Data: 17 de dezembro
Hora: 16h30

Centros de Mesa
Jardins-de-infância, Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Escolas do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, Escolas Secundárias, Centros de Dia e Lares do Concelho da Maia (públicos e privados), foram desafiados a criar um criativo “Centros de Mesa” de Natal, utilizando apenas materiais naturais ou reciclados.
Local: Centro Comercial Maia Jardim
Data: até 6 de janeiro
Hora: entre as 08h30 e 23h00

Rebobinar
REBOBINAR é voltar a sentir, voltar a ler, ver e ouvir. O que vemos da segunda vez? O que percebemos ao olhar para o todo depois de um certo tempo? Como lemos a mesma imagem, agora com uma nova vizinhança? Quantas vezes não olhamos sem ver, não ouvimos sem escutar ou lemos sem entender e precisamos de voltar atrás? Rebobina…
Local: Gallery Hostel
Data: até janeiro de 2023

ESPETÁCULOS

Cultura em Expansão: “Morrer no Teatro” de Alex Cassal | Má-Criação
Partindo de uma premissa comum ao imaginário do cinema-catástrofe – um grupo isolado de sobreviventes que devem construir um novo modelo de sociedade – um ator narra o futuro que nos espera se ficarmos presos aqui, na sala de espetáculos. Uma narrativa que costura descrições de velórios, receitas antropofágicas, orgasmos transcendentais e uma fina seleção de excertos da dramaturgia universal.
Local: Associação Nun’Álvares de Campanhã
Data: 17 de dezembro
Hora: 19h30

Espelho, Espelho Meu – O Musical
Num reino longínquo o povo vive feliz e tudo corre bem à família real, mas a chegada de um novo membro vai alterar este equilíbrio. Com a morte da sua mãe a pequena Branca de Neve vai ter de enfrentar grandes desafios para que consiga vencer a terrível feiticeira que domina o castelo! Subitamente, aparece uma ajuda inesperada que poderá inverter os acontecimentos. Mas será que consegue? Uma grande produção com cenários grandiosos, múltiplos efeitos especiais e um grande elenco para este Natal!
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: 18 de dezembro
Hora: 11h30

Ensaio Sobre A Cegueira
Na reta final das comemorações do Centenário de José Saramago, a encenação de Nuno Cardoso sobe novamente ao palco.
Local: Teatro São João
Data: até 18 de dezembro
Hora: 19h00; 21h00; 16h00

MAIS NOVOS

Oficina – Quem voa mais alto?
Quem voa mais alto, na Extensão do Romantismo? Os pássaros, as borboletas, os poetas ou… os leques? O que nos faz sonhar e voar? Depois de uma visita à atual montagem da Extensão do Romantismo, Metamorfoses, vamos construir um objeto que voa alto para se deixar balouçar, ao sabor do vento.
Local: Museu da Cidade Porto
Data: 17 de dezembro
Hora: 11h00

Dominguinhos | Hora do conto – Contos de Natal
Cumprindo a tradição de Natal, em que se contam diversos contos à lareira, propomos que sejam contadas diferentes histórias de um livro.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 18 de dezembro
Hora: entre as 11h00 e 12h30

Oficinas Sazonais de Inverno – Oficina 1
Vamos conhecer o simpático rato Frederico e a sua família e descobrir como se comportam os animais nesta altura do ano. Terão os mesmos hábitos? Como se alimentam? Como se protegem do mau tempo? Na quadra festiva do Natal os animais serão também o mote para, através da expressão plástica, construir enfeites originais.
Local: Núcleo Rural do Parque da Cidade
Data: 19 e 20 de dezembro
Hora: das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30

Oficinas Sazonais de Inverno – Oficina 2
As dinâmicas da floresta mudam com as estações do ano e o inverno acarreta profundas alterações atmosféricas que se refletem nos diferentes ecossistemas e habitats. Durante dois dias vamos identificar as transformações que ocorrem na paisagem e no comportamento de fauna e flora e ainda construir alimentadores que reforçam a alimentação para aves nativas durante os meses mais frios.
Local: Quinta do Covelo
Data: 19 e 20 de dezembro
Hora: das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30

O Amigo Crocodilo (VP)
Quando a família Primm se muda para Nova Iorque, o seu filho Josh luta para adaptar-se à nova escola e aos novos amigos. Tudo isso muda quando ele descobre Lyle – um crocodilo cantor que adora banhos, caviar e boa música – a viver no sótão da sua nova casa. Os dois tornam-se amigos rapidamente, mas quando a existência de Lyle é ameaçada pelo malvado vizinho Sr. Grumps, os Primm devem unir-se ao carismático dono de Lyle, Hector P. Valenti, para mostrar ao mundo que a família pode vir dos lugares mais inesperados e não há nada de errado num grande crocodilo que canta e que tem uma personalidade ainda maior.
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: 20 de dezembro
Hora: 15h30 e 21h30

OUTROS EVENTOS

Lupum Ugly Xmas Sweater Party
Chegou a altura mais pirosa do ano! Veste a tua camisola de Natal mais chunga e junta-te à festa para conhecer a nova Lupum. As camisolas mais pindéricas e figurinos mais kitsch podem ganhar prémios!
Local: Catraio – Craft Beer Shop & Bar
Data: 16 de dezembro
Hora: entre as 17h00 e a 01h00

Lançamento do livro “O Círculo do Medo”, de Andreia Félix
“Serão as memórias passado, presente ou futuro? Que medos nascem com as memórias? Como influenciam as nossas escolhas? Construímos puzzles sobre a realidade e sobre quem somos. E vivemos segundo essas conceções. Este livro junta e baralha peças de puzzles. Talvez seja possível fazer outras escolhas.”. Nas palavras de Pedro Chagas Freitas, este é “um livro cheio de alma”, e poderá comprovar por si nesta sessão de lançamento, com a animação musical de Pedro Santos e David Humberto Antunes.
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Data: 17 de dezembro
Hora: 11h00

Pai Natal dos Oceanos
O grande protagonista desta época natalícia troca o habitual fato vermelho pela cor azul. E assim, vestido a rigor com o tom dos oceanos, mergulhará no tanque do aquário portuense. Sem medo dos tubarões e ansioso por conviver com as tartarugas amistosas, Pai Natal dos Oceanos surge para desejar um Feliz Natal a miúdos e graúdos.
Local: Sea Life Porto
Data: de 17 a 23 de dezembro
Hora: 16h00

Apresentação do livro “Polícias, Ladrões & Outras Revelações”
Arquivo Histórico Fotográfico do Museu de Polícia Judiciária 1912-1945, constitui o resultado de 25 anos de tratamento e pesquisa sobre as c. 30.000 imagens do Arquivo Histórico Fotográfico em causa, levados a cabo pela sua mentora, Leonor Sá.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: 17 de dezembro
Hora: 16h00

Wolfwalkers de Tomm Moore & Ross Stewart
Numa época de superstições e magia, uma jovem aprendiz caçadora, Robyn Goodfellowe vai com pai até à Irlanda para acabar com a ultima matilha de lobos. Enquanto exploram as terras proibidas que vão para além dos muros da cidade, Robyn faz amizade com uma rapariga de espiritio livre, Mebh, membro de um tribo misterioso que supostamente tem a capacidade de se transformarem em lobos à noite- Enquanto procuram pela mãe desaparecida de de Mebh, Robyn descobre o segredo que a atrai ainda mais para o mundo encantado dos Wolfwalkers e arrisca-se a tornar naquilo que o seu pai está destinado a destruir.
Local: Casa das Artes
Data: 17 de dezembro
Hora: 18h00

Lançamento do livro “Metamorfose Necessária. Reler São Paulo”, de José Tolentino Mendonça
Local: Museu Soares dos Reis
Data: 18 de dezembro
Hora: 16h00

Quintas de Leitura | “Colo louco”
Um verso de Mário Cesariny inflama este serão poético inteiramente comandado pelo público. Um longo diálogo com a plateia, uma experiência sem rede e sem freios, durante a qual poderá viajar ao sabor de uma estimulante ementa poética.
Local: Teatro Campo Alegre
Data: 22 de dezembro
Hora: 22h00

FILMES

Avatar – O Caminho da Água
Título Original: Avatar: The Way of the Water
De: James Cameron
Com: Sam Worthington, Zoe Saldaña, Sigourney Weaver
Género: Aventura
Classificação: Classificação Etária Pendente
Outros dados: 193 minutos
“Avatar – O Caminho da Água” decorre uma década após os acontecimentos do primeiro filme e conta a história da família Sully (Jake, Neytiri e os seus filhos), os seus problemas, as longas distâncias que vão percorrer para se manterem a salvo, as batalhas que lutam para se manterem vivos, e as tragédias que suportam.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem