RECHEIO 50 ANOS

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

O mês de dezembro é sinónimo de espírito natalício e as sugestões da VIVA! desta semana também. Confira de seguida aquilo que preparámos para si e decida de que forma quer aproveitar o seu tempo livre nos próximos dias.

Não se esqueça que pode passar ainda pela nossa Agenda Cultural com uma calendarização mais alargada de vários eventos nas principais salas do Grande Porto.

Os Mercados de Natal já abriram as suas portas tanto na cidade de Gaia como no Porto. Este fim de semana aqueles que se dirigirem à Praça de Natal no município gaiense vão poder aproveitar andar no carrossel francês, no comboio de Natal ou na Pista de Gelo e ainda visitar a casa do Pai Natal.

No Parque de Serralves não vão faltar produtos gourmet, alimentos biológicos e sazonais, presentes de Natal criativos e produtos que inspiram um estilo de vida mais sustentável. As oficinas de Natal para famílias decorrem nos dois dias, entre as 11h e às 18h, com participação gratuita e no sábado, às 16h, a Banda Sinfónica Portuguesa apresenta «Simbiose».

Nos Jardins do Palácio de Cristal Rui Massena atua no dia 3, mas música vai passar ainda pela Tenda de Neve ou na Concha Acústica, com atuações de bandas de jazz a coros tradicionais. 
O Mercado de Natal junta ainda dezenas de expositores regionais, com especial enfoque no artesanato ou nos produtos alimentares, que fica instalado mesmo ao lado da Casa do Pai Natal, onde este vai tomar nota dos desejos de todas as crianças.

CONCERTOS

Café Concerto no Ateneu – Tributos
Mariana Henriques, Bernardo Gomes e Pedro Alvadia, que vão homenagear grandes ícones da música, como Stevie Wonder, Billy Joel, entre outros.
Local: Ateneu Comercial do Porto
Data: 3 de dezembro
Hora: 21h

Cultura em Expansão: Grupo Operário do Ruído
O Grupo Operário do Ruído é um projeto de criação colaborativa de música, criado pela Sonoscopia ao longo de 2020, aberto à participação de todos, fazendo uso de instrumentos musicais insólitos, aborrecidos, divertidos e de execução adaptada a todos os participantes. Este instrumentário, denominado Atlas de Instrumentos Utópicos, é desenvolvido pela Sonoscopia para zonas de liberdade, onde todos os sons são igualmente importantes, passíveis de serem transformados em música, por qualquer pessoa.
Local: Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência/Torres
Data: 3 de dezembro
Hora: 21h30

Plaid
O Plano B celebra 16 anos em dezembro e a festa vai durar 6 dias!
Os Plaid, duo inglês que já colaborou com Björk ou Nicolette e que desde 1991 tem vindo a redefinir os territórios da IDM e do techno, promete uma atuação brilhante.
Local: Plano B
Data: 3 de dezembro

Virgem Suta
Para encerrar a quinta edição do Sons no Património, o concerto de Virgem Suta, adiado por questões meteorológicas, tem agora nova data e novo local. Conhecidos pelo humor apurado e boa disposição, são autores de algumas das canções mais irresistíveis da música no nosso país. Ao vivo, as canções ganham uma intensidade que varia entre a energia contagiante e a tranquilidade comovente, criando na audiência o desejo de que o concerto não termine tão cedo. Tal como todos os concertos do Sons no Património, este não será exceição e terá entrada gratuita.
Local: Mosteiro de Arouca
Data: 4 de dezembro
Hora: 16h30

Sensible Soccers
O Plano B celebra o dia de aniversário com o concerto de Sensible Soccers, e de seguida, o DJ Set de Progressivu fechando a noite com Nuno Lopes em b2b com um convidado muito especial a anunciar em breve na sala Palco.
No cubo, sobe à cabine o conceituado produtor DJ Tennis, fundador da Life and Death, Manfredi Romano cresceu no meio de bandas punk e eventos de música leftfield. Depois de vinte anos nos bastidores, Romano atira-se para a frente e cria a persona que hoje tão bem conhecemos e apreciamos; que navega entre multidões com o seu som íntimo e luminoso, cheio daquele italian touch tão singular. O anfitrião desta noite, é o Trikk, DJ e produtor da Invicta, que faz parte de um dos maiores roosters do momento, a Innervisions!
Local: Plano B
Data: 7 de dezembro

EXPOSIÇÕES

Rebobinar
Uma exposição da ilustradora Sónia Borges.
REBOBINAR é voltar a sentir, voltar a ler, ver e ouvir. O que vemos da segunda vez? O que percebemos ao olhar para o todo depois de um certo tempo? Como lemos a mesma imagem, agora com uma nova vizinhança? Quantas vezes não olhamos sem ver, não ouvimos sem escutar ou lemos sem entender e precisamos de voltar atrás? Rebobina…
Local: Gallery Hostel
Data: Até janeiro de 2023

12ª UIVO – Mostra de Ilustração da Maia
“Expedições – Do Real e do Fantástico”A proposta de curadoria de Cláudia Melo para esta nova edição, assenta na ideia das possibilidades do conhecimento do mundo através da ilustração nas suas diversificadas expressões e materializações. Natureza, ciência e seus necessários desvios misturam-se para que haja lugar à elucidação.A exposição, composta por 3 núcleos – desenho, ilustração científica e ilustração conceptual propõe um diálogo entre diferentes temporalidades, formas de fazer e de pensar a ilustração.
Local: Galerias do Fórum da Maia
Data: 8 de dezembro a 26 de fevereiro
Hora: 21h30

ESPETÁCULOS

(La)horde | Ballet Nacional de Marseille
Queremos que o Bailado se torne num lugar de criação, num lugar de circulação de partilha, não só defendendo o nosso trabalho, mas também convidando artistas que nos inspiram e fazem pensar. Pensámos num programa com quatro artistas que representam estéticas e coreografias distintas, mas que têm em comum a sua humanidade. Na verdade, são as suas singularidades que as unem. — (LA)HORDE – Marine Brutti, Jonathan Debrouwer, Arthur Harel
Local: Teatro Rivoli
Data: 2 de dezembro
Hora: 19h30

Espelho, Espelho Meu – O Musical
Num reino longínquo o povo vive feliz e tudo corre bem á família real mas a chegada de um novo membro vai alterar este equilíbrio. Com a morte da sua mãe a pequena Branca de Neve vai ter de enfrentar grandes desafios para que consiga vencer a terrível feiticeira que domina o castelo!Subitamente, aparece uma ajuda inesperada que poderá inverter os acontecimentos. Mas será que consegue?Uma grande produção com cenários grandiosos, múltiplos efeitos especiais e um grande elenco para este Natal!Local: Teatro Sá da BandeiraData: 4 e 8 de dezembroHora: 11h30; 16h

O Rei João, de William Shakespeare
O Rei João, de William Shakespeare, é uma das peças menos representadas do autor. Marcos Barbosa, diretor artístico da Escola do Largo, retira-a desse silêncio numa encenação que conta com dramaturgia de Jacinto Lucas Pires.Escrita entre 1594 e 1596, Vida e Morte do Rei João, no título original, é uma peça histórica que dramatiza o turbulento reinado de João Sem Terra (1199-1216). Tendo as vicissitudes da guerra entre França e Inglaterra como nó central, o drama shakespeariano levanta um conjunto de questões que, ontem como hoje, permitem avaliar o estado da nação.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 7 e 8 de dezembro
Hora: 19h

MAIS NOVOS

“Fitinhas” dezembro: “Buzz Lightyear”
O último filme desta temporada do “Fitinhas” é “Buzz Lightyear”. Descobrimos a história da origem de Buzz Lightyear – o herói que inspirou o brinquedo – e acompanha o lendário Space Ranger numa aventura intergaláctica enquanto tenta regressar a casa, através do espaço e do tempo.As sessões são destinadas a crianças dos três aos 12 anos e acompanhantes (máximo de dois adultos).Os 450 bilhetes disponíveis podem ser levantados no Balcão de Informações do MAR Shopping Matosinhos (piso 0), de 2ª a 6ª feira, no horário de funcionamento do centro comercial, sempre na semana da sessão.
Local: MAR Shopping
Data: 3 de dezembro
Hora: 10h30

Hora do Conto “O dia em que as palavras voltaram para casa”
Atividade destinada a famílias. Gratuita e de cariz solidário.O MDV apresenta um livro infantil que, para além de lúdico, estimula e desenvolve competências a nível escolar.Com o mote “Pessoas que acreditam que juntas, tal como as palavras, podem mudar o rumo de uma história”, a obra é da autoria de Rita Sobral e ilustração de Inês Neves.O valor das vendas do livro reverte a favor do Projecto Família®, um projeto que evita a institucionalização de crianças através de uma intervenção intensiva e individualizada em famílias com crianças e jovens em risco.
Local: Casa das Artes
Data: 3 de dezembro
Hora: 15h

Dominguinhos
E eis que ele chega, o momento mais esperado no mundo das crianças – e, aqui que ninguém nos ouve, da maioria dos adultos também! Neve – nem que seja só na nossa imaginação -, frio a rodos – é a única altura do ano em que até gostamos dele -, ruas iluminadas, árvore na sala, filhoses, canções na escola, Pai Natal, corações ao alto, desenhos animados na televisão sem parar… Ai, são tantas as razões para gostarmos desta época do ano… Nós, cá no MAR Shopping Matosinhos, somos dos que também são fãs incondicionais do Natal. Por isso, os “Dominguinhos” deste mês são todos dedicados à época festiva.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 4 de dezembro
Hora: entre as 11h e as 12h30

Música com Dragõezinhos – Natal
No primeiro domingo de cada mês, no ambiente mágico e cheio de momentos de sociabilização e conhecimento na Terra do Dragão, o Indy conduz a Música com Dragõezinhos para participar em família. A interação entre personagens e público também se destaca neste evento de qualidade reconhecida, organizado pelo Museu Futebol Clube do Porto, em parceria com a Trupe Sons em Cena. As sessões estão sujeitas a regras de lotação máxima e são dirigidas a todas as crianças até aos 4 anos de idade e respetivos acompanhantes (bilhetes à venda no Museu e através da Ticketline).
Local: Museu FC Porto
Data: 4 de dezembro
Hora: 11h

OUTROS EVENTOS

Lançamento do livro “Nudez”
A poetisa Mónica Mesquita lança a sua mais recente obra de Poesia Livre, “Nudez”, um livro que desnuda as palavras de forma harmoniosa e poética, dissipando o tabu da NUDEZ e quebrando esse estereótipo. Assim, através do amor a nu, dá-se asas à imaginação para que se possa voar sem sair do lugar.
Local: Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã
Data: 3 de dezembro
Hora: 15h30

FILMES

Decisão de Partir
Título Original: Decision to Leave
De: Park Chan-wook
Com: Wei Tang, Go Kyung-Pyo, Park Hae-il
Género: Drama, Thriller
Classificação: M14
Outros dados: 138 minutos
Um homem morre depois de uma queda do topo de uma montanha. O detective Hae-Joon, da cidade de Busan, é chamado para investigar esta misteriosa morte. Durante a investigação, o detective conhece Seo-Rae, viúva do homem morto, e trata-a como suspeita. Mas, devido à personalidade misteriosa desta mulher, começa a interessar-se cada vez mais por ela. À medida que o caso avança, as duas personagens tornam-se cada vez mais próximas, mas enquanto Seo-Rae parece esconder as suas verdadeiras intenções e sentimentos, Hae-Joon, apesar de duvidar dela, mantém um desejo forte por aquela que é a sua principal suspeita.

Noite Violenta
Título Original: Violent Night
De: Tommy Wirkola
Com: David Harbour, John Leguizamo, Beverly D’Angelo
Género: Ação
Classificação: M16
Outros dados: 101 minutos
Quando uma equipa de mercenários invade a mansão de uma família rica na véspera de Natal, tornando reféns os seus membros, o grupo não está preparado para um combatente surpresa – o Pai Natal está em casa e prepara-se para mostrar que Nicolau não é santo nenhum.

O Menu
Título Original: The Menu
De: Mark Mylod
Com: Anya Taylor-Joy, Ralph Fiennes, Nicholas Hoult
Género: Thriller
Classificação: Classificação Etária Pendente
Outros dados: 106 minutos
Um jovem casal, Margot e Tyler, viaja para uma ilha remota para comer num restaurante exclusivo, Hawthorn, onde o solitário e mundialmente famoso Chef Julian Slowik preparou um menu de luxo para os seus convidados especiais. Repleto de mistério e suspense, com uma pitada de sátira cínica, o filme é um banquete para os olhos e os ouvidos e fará as pulsações dispararem.

Ossos e Tudo
Título Original: Bones and All
De: Luca Guadagnino
Com: Timothée Chalamet, Taylor Russell, Mark Rylance
Género: Drama, Thriller
Classificação: M16
Outros dados: 130 minutos
Maren, uma jovem mulher que aprende a sobreviver à margem da sociedade, encontra o seu primeiro amor, Lee, um intenso marginal à deriva. Os dois juntam-se numa odisseia de mil quilómetros que os leva por estradas secundárias, caminhos secretos e alçapões da América de Ronald Reagan. Apesar dos seus melhores esforços, todos os caminhos os levam de volta a passados sombrios e à grande questão final que irá determinar se o amor sobrevive à sua diferença.

Poker Face
Título Original: Poker Face
De: Russell Crowe
Com: Jacqueline McKenzie, Russell Crowe, Elsa Pataky
Género: Ação
Classificação: M14
Outros dados: 94 minutos
Jake Foley, um multimilionário da área da tecnologia, reúne os amigos de infância na sua propriedade de Miami para o que se transforma num jogo de poker de alto risco. Os convidados têm uma relação de amor e ódio com o anfitrião e, para jogarem, terão de entregar aquilo que passaram a vida a tentar esconder: os seus segredos. À medida que o jogo se desenrola, os amigos descobrirão o que está realmente em jogo.

O Gato das Botas – O Último Desejo VP
Título Original: Puss in Boots – Last wish
De: Joel Crawford
Com: Antonio Banderas, Salma Hayek, Olivia Colman, Wagner Moura, Florence Pugh
Género: Animação
Classificação: N/D
Outros dados: 103 minutos
Pela primeira vez em mais de uma década, a DreamWorks Animationapresenta uma nova aventura douniverso Shrek, onde oousadofora-da-leiGato das Botas descobre que a sua paixão peloperigo,e o seu desrespeitopela segurança,têmconsequências. O Gato já gastou oito das suas nove vidas, embora tenhaperdido a conta pelocaminho. Recuperar essasvidas vai fazer com que o Gato das Botas embarque na sua maior aventura de sempre.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem