PUB
Amanhecer

STCP vai introduzir uma novidade no Terminal de Campanhã já esta 2ª feira

STCP vai introduzir uma novidade no Terminal de Campanhã já esta 2ª feira

A partir da próxima segunda-feira, 16 de junho, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), no Porto, passará a contar com novas regras de circulação, no âmbito da operação “Kiss & Ride”, promovida pela STCP Serviços. A medida visa melhorar o fluxo rodoviário e corrigir práticas de estacionamento inadequadas nas imediações do terminal (via Câmara do Porto).

O crescente número de passageiros – mais de 10 milhões apenas em 2024 – e a movimentação de cerca de 200 mil autocarros com rotas para 60 destinos diferentes têm gerado pressão sobre o ordenamento do trânsito na zona.

A frequência de comportamentos como paragens em locais indevidos, estacionamento em áreas proibidas ou bloqueios de vias de emergência levou à necessidade de uma reorganização urgente.

Entre as mudanças previstas, destaca-se a limitação do acesso ao edifício principal do terminal, reservado apenas a autocarros e veículos com destino ao parque de estacionamento. Quem for apenas deixar ou buscar passageiros poderá utilizar gratuitamente o parque durante 10 minutos, garantindo assim operações rápidas e seguras.

Na Rua do Terminal Intermodal de Campanhã, a zona de paragens de curta duração será expandida, contemplando também áreas exclusivas para viaturas TVDE. Estas áreas resultam de um protocolo assinado entre a gestora do terminal e as plataformas Bolt e Uber, com permanência máxima de cinco minutos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O espaço dedicado a táxis será igualmente revisto, com um aumento de sete para nove lugares. Já na Rua de Pinheiro de Campanhã, será criada uma área específica para apoio a um recinto escolar próximo.

A operação inclui ainda a instalação de balizadores para delimitar faixas de circulação, impedindo o estacionamento irregular, bem como o reforço das ações de fiscalização em conjunto com a Polícia Municipal e a PSP. As infrações de trânsito passarão a ser alvo de coimas imediatas, aplicadas sob um regime de tolerância zero.

Com este plano, a STCP procura melhorar a experiência de quem utiliza o TIC, assegurando uma circulação mais fluida e segura para todos.

(Foto Filipa Brito via CMP)

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer