De 7 a 13 de maio, a cidade do Porto volta a viver aquela que é uma das semanas mais esperadas do ano pela comunidade académica: a Queima das Fitas do Porto, que vai concentrar a maioria dos festejos no recinto do Queimódromo.
Tendo em conta a afluência de entusiastas esperados, o Serviço de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vai reforçar algumas linhas regulares e adicionar o serviço especial “Vaivém”, ao longo de todas as noites e madrugadas. “O serviço Vaivém conta com mais viagens entre a Trindade/Hospital de São João e o Queimódromo e as linhas regulares que servem aquela zona terão prolongamentos e um acréscimo de viagens e capacidade”, revelou a operadora, em comunicado enviado à VIVA!.
Em causa estão as linhas 200 e 205, que vão estar em “funcionamento ao longo de toda a madrugada”, assegurando, assim, entre a 01h00 e as 06h00, respetivamente, a ligação ao Pólo Universitário do Campo Alegre/ Rede da Madrugada, nos Aliados, e ao Pólo Universitário da Asprela/ Linha D do metro”.
“A linha 200, com origem no Bolhão e que habitualmente tem paragem término no Castelo do Queijo, será prolongada até à Rotunda da Anémona (Praça da Cidade do Salvador), a partir das 19h00 e até às 8h00 da manhã, com serviço contínuo. Durante a madrugada, fará término nos Aliados para ligação à rede da madrugada (…) No caso da linha 205, esta irá funcionar na madrugada desde a Anémona até à Areosa, com uma frequência de 25 minutos”, lê-se.
Segundo explica a STCP, as duas linhas vão realizar “25 viagens diárias suplementares”, em autocarros de “grande capacidade”. Por sua vez, no que respeita ao serviço vaivém haverá dois disponíveis, entre as 20h00 e as 07h00, que, diariamente, deverão realizar entre 80 a 100 viagens.
Ao fim de semana, as linhas 500 (São Bento-Matosinhos Mercado), 502 (Bolhão-Matosinhos Mercado) e 205 (Campanhã-Castelo do Queijo) vão entrar ao serviço mais cedo e com mais viagens, até às 7h00.
Com este reforço, que passa também por um “aumento dos lugares disponíveis”, a empresa pretende assegurar “mais e melhores viagens aos estudantes” e manter a “qualidade do serviço regular aos passageiros habituais das linhas na envolvente ao Parque da Cidade”.
Foto: Facebook FAP