
Entre os dias 3 de 10 de maio, realizou-se a Queima das Fitas do Porto, que trouxe ao Queimódromo do Porto (e não só) vários milhares de pessoas. Nesta edição de 2025, a afluência aos transportes da cidade nunca foi tão grande.
Tanto assim é que a STCP e a Metro do Porto bateram recordes de utilização. Durante as oito noites da operação especial da STCP para a Queima das Fitas, mais de 90 mil pessoas recorreram a este serviço de autocarros. É um recorde da STCP na semana da Queima.
Este número foi possível graças ao reforço dos vaivéns e das linhas regulares 200 e 205. Segundo a STCP, estas duas linhas em particular registaram um crescimento expressivo no número de validações: a linha 200 contou com mais 1.500 utilizações e a 205 com um aumento de 6.000 validações, sinal da forte procura e da eficiência das medidas aplicadas.
O pico de utilização verificou-se por volta das 6 horas da manhã, altura em que muitos participantes regressavam do Queimódromo. O dia do cortejo académico, a terça-feira, assim como os últimos três dias da festa — quinta, sexta e sábado — foram os que registaram maior movimento nos transportes da STCP.
Também a Metro do Porto “brilhou” na Queima
Como a VIVA já tinha anunciado, também a Metro do Porto bateu recordes na Queima das Fitas do Porto. A empresa de transportes portuense assegura que foi ultrapassado o anterior recorde de 358.000 utilizadores, aquando de um jogo entre Portugal e República Checa, em novembro, no Estádio do Dragão.
O número subiu para os 390.000, durante a passada terça-feira, dia 6 de maio, em que se realizou o Cortejo Académico.