Ao que tudo indica, os trabalhos da STCP já se fazem de uma maneira mais tecnológica. De acordo com o Porto Canal, o centro de controlo da empresa, na Torre das Antas, implementou um Sistema de Apoio à Exploração (SAEI) e um novo videowall.
Importa referir que esta nova aposta tecnológica vem substituir uma infraestrutura que tinha mais de 20 anos. O investimento ficou na ordem dos 14.000 euros.
Segundo o próprio diretor de operações da STCP, “com o novo sistema, conseguimos um mapeamento em tempo real de toda a área de atuação da STCP, que abrange o Grande Porto, incluindo cidades como Gaia, Matosinhos e Maia”.
Paulo Amaral, citado pela mesma fonte de informação, acrescenta que “Isso permitirá uma gestão mais eficaz e uma melhor análise de dados, o que vai ajudar na tomada de decisões mais rápidas e fundamentadas, como a regulação dos horários e a resolução de incidentes no terreno”.
É expectável que, com este novo acrescento, também seja dada uma grande ajuda aos motoristas. Ou seja, suponhamos que um autocarro avaria, o motorista passa a ter mais facilidades em comunicar com a STCP ou autoridades de emergência e avisar da situação.
Sobre o tema, quem também destaca o potencial tecnológico deste novo sistema da STCP é o próprio coordenador técnico. Rui Pedro Vieira que o centro de controlo, em funcionamento das 6h às 2h, dá “uma visualização precisa da localização das viaturas, o que permite agir rapidamente em caso de incidentes ou interrupções, minimizando o impacto para os passageiros”.
O próprio enaltece ainda a diferença de comunicar com uma central de “minuto a minuto” e de “dez em dez segundos”, o que pode fazer a diferença na eficácia de operação da STCP. Como explica Paulo Amaral, um grande aliado nesse aspeto é a Inteligência Artificial (IA).
No seu entender, os avanços da IA fazem com que, no futuro, se tomem decisões ainda mais informadas e eficientes. De qualquer forma, salienta que a tecnologia nunca seria autossuficiente, já que requer sempre aprovação de um ser humano.