PUB
Amanhecer

STCP com 188 autocarros “verdes” até 2020

STCP com 188 autocarros

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai ter, até 2020, 188 viaturas “verdes” na sua frota, num investimento global de 47,5 milhões de euros. Em causa está a compra de veículos 100% elétricos e da nova geração de gás natural.

Três dos novos autocarros entraram já em circulação nas linhas 201 Aliados-Viso, 302 Aliados-Damião de Góis e 303 Circular Praça-Constituição.

Até ao final do ano devem entrar em funcionamento mais 50 veículos desta nova frota (15 elétricos e 35 a gás natural), em 2019 entram em circulação mais 60 e em 2020 chegam ao serviço mais 78, totalizando os 188. A informação foi avançada no sábado, durante a primeira viagem num autocarro “verde”. A cerimónia contou com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e dos autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP).

“A STCP irá abater 188 autocarros, o mesmo número que agora se propõe substituir neste investimento, aumentando para 81% do total, a percentagem dos veículos verdes da frota”, lê-se no dossier de imprensa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O projeto foi cofinanciado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O ministro do Ambiente considera que este investimento é “fundamental para melhorar as condições de mobilidade da AMP”, sublinhando o facto de se tratar de uma escolha “muito mais eficiente do ponto de vista ambiental”.

João Pedro Matos Fernandes também apontou que este é “um importante contributo para os compromissos que Portugal tem no âmbito do acordo de Paris”, referindo-se ao facto de o país ter de reduzir em 25% as emissões atmosféricas até 2030.

De recordar que a STCP é agora gerida por seis municípios da AMP – Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Matosinhos, Gondomar e Valongo -, algo recordado e valorizado pelo presidente da área metropolitana, Eduardo Vítor Rodrigues.

Já o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, salientou “a sustentabilidade dos novos autocarros”, mostrando-se confiante de que “com mais conforto e com melhorias para o meio ambiente, os utentes voltem a confiar nos transportes públicos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer