
A STCP Serviços, responsável pela gestão da infraestrutura, anunciou a instalação de uma sala de espera para motoristas de autocarros no terminal da Asprela, no Porto. Esta medida surge após a abertura de um concurso público pela mesma entidade.
De acordo com o JN, nos documentos do concurso, consultados pela Lusa, está previsto um investimento máximo de 75 mil euros para fornecimento e instalação de um módulo de descanso para motoristas na área de estacionamento da Asprela.
O espaço, com cerca de 100 metros quadrados, incluirá uma zona de descanso de aproximadamente 60 m² e instalações sanitárias para homens e mulheres, ocupando cerca de 40 m².
A zona de descanso será equipada com uma copa, bancada de cozinha, lava-loiça, armários, micro-ondas, sofás, mesas e cadeiras. Além disso, o espaço contará com piso em vinil antiderrapante, ar condicionado e uma porta exterior com controlo de acessos por código.
As propostas para o concurso podem ser submetidas até 14 de agosto, e a planta apresentada indica que a sala de descanso será localizada no centro do terminal, na Rua Manuel Pacheco Miranda.
A decisão de criar esta sala de espera foi influenciada por um protesto simbólico realizado a 11 de agosto do ano passado, onde cerca de cinquenta motoristas de autocarro instalaram uma sanita ao ar livre no terminal da Asprela, em resposta à falta de condições no local.
Esta instalação, que lembrava a obra “Fonte” de Marcel Duchamp, destacava a ausência de instalações sanitárias adequadas. A sanita, situada num terreno relvado próximo do estacionamento de autocarros, foi cercada por uma rede para garantir alguma privacidade. Os cartazes dos motoristas ironizavam sobre a situação.
Nessa altura, a STCP Serviços afirmou que não havia planos para construir instalações sanitárias na Rua Manuel Pacheco de Miranda, onde desde 2013 existia apenas um parque de estacionamento de autocarros.
No entanto, a situação mudou, e os motoristas terão agora acesso a instalações adequadas, eliminando a necessidade de percorrer grandes distâncias até ao terminal do Polo Universitário, próximo da estação de metro.