PUB
Recheio 2024 Institucional

Souto de Moura deposita na Casa da Arquitectura acervo de 40 anos de trabalho

Souto de Moura deposita na Casa da Arquitectura acervo de 40 anos de trabalho

O trabalho do arquiteto portuense, Prémio Pritzker de Arquitetura em 2011, será posteriormente dado a conhecer ao público pela Casa da Arquitectura, com a exposição “Souto de Moura –Memória, Projetos, Obras”, com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura.

A cerimónia de assinatura do “Contrato de Depósito do Acervo Eduardo Souto de Moura” está marcada para segunda-feira, dia 6 de maio, pelas 17h, no Arquivo da Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, e contará com a presença do primeiro-ministro António Costa e da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

A assinatura do Contrato de Depósito do Acervo é antecedida de um enquadramento sobre “A importância da obra de Eduardo Souto de Moura” pelo arquiteto e crítico de arquitetura Jorge Figueira.

Segue-se depois uma intervenção do arquiteto portuense, que deposita agora na Casa da Arquitectura cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os seus projetos produzidos ao longo dos seus 40 anos de atividade profissional. De referir que a instituição alberga já 604 maquetes do trabalho de Souto de Moura.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O património valiosíssimo será dado a conhecer ao público pela Casa da Arquitectura em outubro, com a exposição “Souto de Moura –Memória, Projetos, Obras”, com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura. Patente na Casa da Arquitectura a partir de outubro e ao longo de seis meses,

A mostra, que ficará patente ao longo de seis meses, vai “oferecer uma singular e inédita leitura monográfica do seu trabalho” desenvolvido ao longo de quatro décadas.

Segundo aponta a nota enviada à VIVA, a exposição “Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras” promete ser um dos acontecimentos culturais mais relevantes do ano a nível nacional e internacional, ocupando não só a nave expositiva da Casa da Arquitectura, com 950 metros quadrados, e a Galeria da Casa, com 150 metros quadrados, mas também o Arquivo da Casa.
O catálogo da exposição, uma edição da Casa da Arquitectura e da Yale University Press, vai estar disponível ao público na inauguração da mostra.

A exposição será complementada com vasto programa de atividades paralelas: ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas, onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem