CIN

Sonetos

Sonetos

“Camões volta a ter Sonetos…”. Assim se lê na decoração da sala do Sonetos, restaurante situado em plena Rua de Camões, que desde 2016, apela à obra do conhecido poeta português Luís de Camões, e faz jus ao gosto dos proprietários “pelas artes e pela cultura, em especial pela música, à qual estão ligados”, explica Alberto Leitão, um dos donos.

Embalados pela música, os clientes podem deliciar-se com uma ementa baseada “nos melhores sabores da gastronomia nacional e regional, com várias opções de carne, peixe e grill”. Nos peixes, o destaque vai para o bacalhau com broa ou  bacalhau à sonetos, para o caril de gambas, “muito apreciado”, a dourada ou robalo escaldo com açorda de coentros ou os “bons” filetes de pescada.

Nas carnes, diz o responsável que a posta de vitela é “bastante apreciada”, quer seja a posta grelhada com batata a murro e legumes ou então a posta de vitela à sonetos, gratinada no forno com broa e pimentos de padrón. E, se já está com água na boca, saiba tem muitas mais sugestões, nomeadamente, o cozido á portuguesa, as tripas à moda do Porto, a carne de porco à alentejana e as famosas francesinhas, a tradicional, com ovo e batata, e o grande ex-líbris da casa: a francesinha em massa folhada.

“Trata-se da uma francesinha com os enchidos tradicionais, o bom bife, o queijo e o fiambre e claro, o molho especial. Nesta francesinha o molho é servido à parte e, assim, o cliente vai colocando aos poucos, a seu gosto, para que a massa folhada não perca aquele efeito crocante que é um dos segredos do sucesso deste prato”, revela Alberto Leitão, deixando o convite para esta experiência gastronómica, selada pelo carimbo de qualidade da marca Recheio, que, com toda a certeza, não deixará ninguém desiludido.

Atualmente adotado às recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS), para evitar a propagação do novo coronavírus, o Sonetos reduziu a capacidade da sua sala a 24 lugares, ao invés dos 44 habituais, e reconfigurou a sala, retirando todas as mesas que não seriam utilizadas para “dar a maior segurança e conforto aos clientes”. Além disso, desinfeta permanentemente as mesas entre clientes assim como os espaços de maior contacto, nomeadamente a porta e o balcão.

O espaço foi distinguido com o selo “Clean&Safe”, atribuído pelo Turismo de Portugal, que certifica os estabelecimentos que seguem as normas impostas pela DGS.

 ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado das 10h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Encerrado aos domingos e feriados.

Sonetos
Rua de Camões 746, Porto
Telefone 220124968

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.