Sogrape

Solar Moinho do Vento

Solar Moinho do Vento

Conhecido como “A cantina dos Portuenses”, o Solar Moinho de Vento é, há mais de 116 anos, paragem obrigatória para os cidadãos do Porto e para todos os que visitam a cidade. Instalado na mítica Rua Sá Noronha, começou por ser uma taberna e, só em 1950 se transformou em restaurante, em 1955 designado como “Solar Moinho de Vento”.

O atual sócio-gerente, Pedro Bessa Monteiro, conheceu o espaço como cliente, mas, rapidamente, se deixou encantar pelo “mundo encantado” da gastronomia. “Em 2000, já era cliente assíduo com o meu pai e, um dia, acabado de sair da faculdade, meio a sério meio a brincar, propusemos comprar o trespasse ao então dono. Este disse que sim e lá vim eu, 26 anos feitos, completamente inexperiente, com a Cila, a nossa cozinheira, gerir um restaurante com uma clientela particular e funcionários bem mais velhos do que eu! Foi uma educação forçada maior que qualquer faculdade de hotelaria”, contou, em entrevista à revista VIVA!.

Da ementa da casa, com comida tradicional portuguesa, fazem parte pratos “de cariz portuense” como as tripas à moda do Porto, o cozido à portuguesa, o arroz de cabidela e os filetes de polvo. Além disso, o proprietário adicionou também ao cardápio propostas que se tornaram verdadeiros “clássicos”, nomeadamente o arroz malandro de costelinhas e moura, a favada à moda da avó Ermelinda ou o coelho estufado à moda de Baltar.

O sucesso da casa deve-se, em primeiro lugar, para Pedro Bessa Monteiro, à antiguidade da mesma e, em segundo, à qualidade e excelência de todos os produtos apresentados, sem esquecer, claro, o atendimento personalizado e bastante caloroso. “Acho que os portuenses nos vêm como algo certo, um porto seguro em tempos inseguros e imprevisíveis”, sublinhou.

O responsável almeja abrir um novo espaço, um pouco “mais informal”, mas igualmente de “tradição portuense”. O projeto já está todo pensado, desde o nome até à carta… só falta mesmo encontrar “um espaço que preencha os requisitos” que pretende.

Horário de funcionamento: De segunda a quinta-feira das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h00, sexta-feira e sábado das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h30 e ao domingo das 12h00 às 15h00.

Solar Moinho do Vento
Rua Sá Noronha 81, Porto
Contactos 222 051 158 / 914 021 897

Viva! no Instagram. Siga-nos.