O setor agrícola tem, atualmente, em funcionamento uma plataforma que permite ajudar a enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas. Em causa está uma iniciativa, desenvolvida no âmbito do projeto europeu MED-GOLD, e que contou com a colaboração da Sogrape.
“A nova plataforma permite aceder ao histórico e previsões climáticas, para uma melhor gestão das principais culturas do Mediterrâneo, como vinha, olival e trigo duro”, lê-se na nota divulgada pela empresa, que foi a única entidade do setor vitivinícola europeu e também a única empresa portuguesa a participar no projeto.
A Sogrape contribuiu, assim, para “orientar o conhecimento dos parceiros científicos para a criação de serviços que permitissem o acesso a dados históricos, não só climáticos, como de cultura”.
Para António Graça, esta foi uma “excelente oportunidade” para confirmar “o grande impacto que o clima tem no setor vitivinícola e especificamente no sabor e valor do vinho”.
“Este tipo de ferramentas é fundamental para que os gestores agrícolas possam continuar a tomar as decisões certas para que a videira cresça e produza a melhor qualidade possível numa situação de crescente alteração climática”, rematou o diretor de Investigação & Desenvolvimento da Sogrape.