O distrito do Porto recebe o Projeto 80 na Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, e na Escola Secundária de Amarante, nos dias 7 e 8 de março, respetivamente, para promover a cidadania ativa e a consciência ambiental junto de jovens entre os 13 e os 18 anos.
Refira-se que o roadshow passou por 36 escolas nacionais e a Sociedade Ponto Verde (SPV) é uma das entidades parceiras deste projeto promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus, Green Project Awards (GPA), Instituto Português
do Desporto e Juventude (IPDJ), Direção-Geral da Educação (DGE), Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e que tem como objetivo “motivar os jovens para o empreendedorismo e associativismo juvenil para o desenvolvimento sustentável”.
De uma forma divertida e descontraída, durante um dia em cada escola, a SPV vem sensibilizar os mais novos para a importância da separação e da reciclagem de embalagens.
Afonso Paiva, o jovem humorista de Coimbra, volta a ser o convidado da SPV – entidade gestora da reciclagem de embalagens em Portugal – que, depois do sucesso em 2017, apresenta agora a estória do Rafa-Garrafa. “O humorista relata, num tom divertido e descontraído, a vida de uma embalagem que se queria transformar numa camisola polar, salientando a importância de reciclar”, pode ler-se em nota envida às redações.
Todas as escolas participantes recebem um Diploma Escola Verde e a escola com maior número de embalagens recolhidas vence a iniciativa SPV2theTOP.
A SPV propõe ainda aos jovens que partilhem nas suas contas Instagram uma fotografia divertida com uma embalagem a utilizar as hashtags #pontoverde, #Projeto_80 e #RoadshowP80, para incentivar à reciclagem e espalhar a mensagem junto dos mais novos.
Ainda a propósito do Projeto 80, a participação da Sociedade Ponto Verde estende-se ao digital, onde serão partilhados vídeos baseados em estórias que ocorrem em cada concelho, para que os alunos de cada escola possam recordar a experiência divertida.
O roadshow integra-se no Projeto 80, um programa que “incentiva os jovens a apresentarem projetos que incentivem o desenvolvimento sustentável, criados nas escolas e comunidades: desde práticas de reciclagem, a iniciativas promotoras da preservação de recursos naturais, voluntariado, entre outras”.
As candidaturas ao projeto podem ser submetidas até 31 de maio de 2018, no site www.projeto80.pt. De acrescentar que a iniciativa é aberta a todas as escolas do país e cada instituição pode inscrever mais do que um projeto, desde que com temáticas diferentes e equipas até 20 membros. Os projetos devem ser implementados até ao final do ano letivo de 2017/2018.
Os seis projetos selecionados a finalistas tornam-se automaticamente candidatos à categoria “Iniciativa Jovem – Projeto80” do Green Project Awards Portugal 2018. Todos os elementos da equipa vencedora da categoria “Iniciativa Jovem” serão premiados com Passes Intra_Rail Xcape de três dias que incluem transporte e alojamento para conhecer Portugal.