PUB
Recheio 2024 Institucional

Sobrinho Simões distinguido pela Royal College of Pathologists

Sobrinho Simões distinguido pela Royal College of Pathologists

O patologista Manuel Sobrinho Simões foi recentemente distinguido como Honorary Fellow pelo Royal College of Pathologists, a maior honra atribuída por este Colégio do Reino Unido. O fundador e diretor do Ipatimup e Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) junta-se assim a uma lista “restrita de personalidades de grande distinção e mérito”, entre os quais se incluem vários prémios Nobel, revela a Universidade do Porto.

O também membro da Comissão Diretiva do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) é coautor de cerca de 350 artigos científicos originais e outros textos.

Sobrinho Simões, que foi considerado em 2015 o patologista mais influente do mundo pela revista científica “The Pathologist”, tem conquistado diversos prémios internacionais, incluindo o Prémio Bordalo (1996), o Prémio Seiva (2002) e o Prémio Pessoa (2002), Cruz Vermelha Portuguesa (2002) e o Grande Prémio Ciência Viva Montepio (2016). Em 2004, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2009, tornou-se Comendador da Ordem do Mérito Real da Noruega.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em 2013, Manuel Sobrinho Simões recebeu a medalha de serviços distintos do Ministério da Saúde grau ouro e, em 2017, o Prémio de Mérito da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde atribuído pela Ordem dos Médicos. Em 2018, foi distinguido com um Prémio Gago em Política Científica Europeia e com o Prémio Rio, atribuído pelo Sociedade Espanhola de Patologia. Esta distinção do Royal College of Pathologists foi igualmente atribuída em 2018, embora a cerimónia oficial tenha decorrido apenas no início do mês de outubro deste ano, refere a U.Porto.

Sobrinho Simões foi ainda docente na FMUP, instituição onde se formou e na qual foi Professor Catedrático de Anatomia Patológica até à sua jubilação, em 2017. Lecionou também na Faculdade de Medicina da Universidade de Zhengzhou e em cerca de 30 universidades e institutos de oncologia europeus, norte-americanos, latino-americanos e asiáticos. Foi igualmente Chefe de Serviço no Centro Hospitalar de S. João, no Porto.

Atualmente, Manuel Sobrinho Simões é administrador não executivo da Fundação Serralves e membro da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza. Preside também ao Conselho Nacional de Centros Académicos Clínicos e ao Conselho da Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem