
O percurso do FC Porto no Mundial de Clubes não tem sido positivo. Tanto assim é que em 6 pontos possíveis, os “dragões” apenas conquistaram 1 ponto, num empate (0-0) frente ao Palmeiras. Esta quinta-feira, dia 19, os azuis e brancos perderam com o Inter Miami (2-1).
Esta entrada com o “pé esquerdo” no Mundial de Clubes faz com que a equipa orientada por Martín Anselmi parta para a última jornada da fase de grupos a depender de outros para poder seguir em frente na competição.
Em que caso poderá o FC Porto passar?
Para passar à fase a eliminar, uma coisa é certa: o FC Porto tem de ganhar aos egípcios do Al-Ahly. Mesmo que vença, um empate entre Inter Miami e Palmeiras deixará os portistas automaticamente de fora da prova.
Na prática, o FC Porto deve esperar uma vitória do Inter Miami frente à equipa brasileira, pois só nesse cenário é que poderia discutir a passagem. Supondo que FC Porto e Inter Miami, ganham, FC Porto e Palmeiras ficariam com 4 pontos.
Tendo o jogo ficado 0-0, o critério passaria a ser a diferença de golos no torneio. Neste momento, o FC Porto está com um saldo de -1. O Palmeiras está com um saldo de +2. Ou seja, supondo que o Palmeiras perdia por 1 golo, o FC Porto tinha de ganhar por 3 para garantidamente passar à próxima fase.
Isto porque, ganhando por 2, pode ser suficiente ou não. O terceiro critério é o número de golos marcados. Suponhamos que o Palmeiras perdia 1-0 e o FC Porto ganhava 2-0. Nesta situação, os dragões passariam à fase a eliminar. No entanto, se o FC Porto ganha 2-0 e o Palmeiras perde 3-2, por exemplo, seguiria a equipa de Abel Ferreira.
O jogo com o Al-Ahly vai ser jogado às 2h da madrugada de 23 para 24 de junho, em pleno São João.