Encomendas de Comida Fresca Natal - PD

Só 34% dos portugueses está em condições de gastar mais este ano

Só 34% dos portugueses está em condições de gastar mais este ano

Apenas 34% dos portugueses assegura estar em condições de gastar mais dinheiro este ano, em comparação com 2020. O número corresponde à média europeia (34%), revelou o Observador Cetelem, depois de um estudo realizado a 15 países europeus a propósito das suas perspetivas de consumo.

“Nos mais de 20 anos ao longo dos quais o Barómetro do Observador Cetelem tem vindo a estudar o estado de espírito dos Europeus, após a recessão económica provocada pela crise do subprime, que atingiu e abalou a totalidade do globo, a pandemia da Covid-19 constitui a segunda vez que se regista uma onda de choque tão profunda, com consequências múltiplas e efeitos ainda não totalmente conhecidos”, alertou, em comunicado enviado às redações.

De acordo com os resultados, em Portugal, a percentagem apurada representa um aumento de três pontos comparativamente a 2020.

Por sua vez, em Itália, um dos países onde, geralmente, o consumo é maior, o valor é de 38%, verificando-se, assim, a queda mais significativa (-26 pontos).

O estudo mostrou ainda que 54% dos europeus pretendem poupar mais do que no ano anterior, o que representa “um aumento de três pontos e um valor recorde”. Já em Portugal, “as intenções de poupança desceram um ponto face a 2020, apesar de permanecerem historicamente elevadas (59%) e estarem acima da média europeia (54%)”, indica o Observador Cetelem. 

Em Itália, estas intenções aumentaram 11 pontos, para 51%, mas continuam abaixo da média europeia.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem