PUB
CIN - Branco Perfeito

Siza Vieira programa ciclo de cinema para celebrar 20 anos do Museu de Serralves

Siza Vieira programa ciclo de cinema para celebrar 20 anos do Museu de Serralves

A Fundação de Serralves deu “carta-branca” ao arquiteto Álvaro Siza Vieira para programar um ciclo sobre “as representações da casa no cinema”, que tem início esta sexta-feira e decorre até 12 de outubro.

Concebido pela recém-inaugurada Casa do Cinema Manoel de Oliveira, projetada por Álvaro Siza, o programa contempla a exibição, no auditório do museu, de cinco filmes que estabelecem um diálogo com a exposição “Álvaro Siza in/disciplina”, atualmente no Museu de Serralves para celebrar os 20 anos daquele espaço, também projetado pelo arquiteto matosinhense.

O ciclo tem início esta sexta-feira com a projeção de “O Arquiteto e a Cidade Velha”, um documentário de Catarina Alves Costa, que vai ser apresentado pelo próprio Siza, já que o filme documenta a coordenação do projeto de recuperação da Cidade Velha, na ilha cabo-verdiana de Santiago, coordenada pelo próprio. “A Cidade Velha é um local histórico: anteriormente chamada Ribeira Grande, foi a primeira cidade fundada pelos portugueses em Cabo Verde (em 1462). Todo este processo suscita na população local grandes expectativas quanto à melhoria das suas condições de vida”, lê-se na sinopse da obra de 2003.

No sábado, será exibido “A Dama de Chandor”, documentário de 1999, realizado por Catarina Mourão e que será apresentado pela autora. “Aida, a Dama de Chandor, tem oitenta anos e vive sozinha num palácio perdido numa aldeia goesa. Este documentário conta a sua história, acompanhando o seu esforço diário para preservar a todo o custo esta casa, símbolo visível e palpável da sua identidade, que sente ameaçada. A Dama de Chandor e a sua casa confundem-se. Aida terá de viver até garantir que a casa lhe sobrevive”.

No domingo, será apresentado uma cópia restaurada de “A Janela Indiscreta”, um dos grandes filmes de Alfred Hitchcock, apresentado por Nuno Grande e destacado como tendo “a arquitetura como personagem central” através do olhar do fotógrafo interpretado por James Stewart, que observa a vida de vizinhos pelas suas janelas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“The Apartment”, filme de 1960 de Billy Wilder que venceu cinco Óscares, é apresentado por Luís Urbano pelas 18h de dia 11 de outubro. Um empregado (Jack Lemmon) procura subir na hierarquia da empresa, cedendo o seu apartamento para as aventuras extraconjugais dos seus patrões. Até que se apaixona por uma das suas conquistas: Shirley MacLaine.

O ciclo encerra, no dia 12, com “Vale Abraão” (1993), um dos mais conhecidos trabalhos de Manoel de Oliveira e que conta a história de Ema e dos três amantes com que se cruza ao longo da trama. O filme será apresentado por Alexandre Alves Costa.

De referir que a exposição “Álvaro Siza – In/Disciplina”, patente até 2 de fevereiro de 2020, serve para comemorar o 20.º aniversário do Museu de Serralves, cruzando seis décadas de trabalhos, entre 1954 e 2019, da trajetória do arquiteto que recebeu o Prémio Pritzker em 1992.

Programa:
4 outubro, 18h: O Arquitecto e a Cidade Velha – Catarina Alves Costa
5 outubro, 18h: A Dama de Chandor – Catarina Mourão
6 outubro, 18h: Rear Window – Alfred Hitchcock
11 outubro, 18h: The Apartment – Billy Wilder
12 outubro, 18h: Vale Abraão – Manoel de Oliveira

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem