O arquiteto Álvaro Siza marcará presença na apresentação do livro, a que se seguirá uma conversa com os autores Jorge Figueira, Paulo Tunhas e João Carmo Simões.
A obra trata da mais significativa obra da última década do percurso do arquiteto Álvaro Siza, Prémio Pritzker 1992. No planalto à beira-rio, na cidade romana de Chaves, no interior do seu país natal, Siza construiu o Museu Nadir Afonso. Entre a modernidade de o elevar do chão (sobre as águas) e o vernacular recorte da sua planta, o edifício revela a excecional maestria do arquiteto e a própria condição contemporânea da arquitetura.
O livro contém um texto ensaístico de Paulo Tunhas (filósofo), um ensaio crítico de Jorge Figueira (arquiteto), um ensaio fotográfico de João Carmo Simões (arquiteto), Memória Descritiva do Arquiteto, um Panorama de Esquissos e Fotografias, uma Lista de Obras selecionadas, Bibliografia selecionada, Lista de Materiais, Lista de Dimensões do projeto e um Desdobrável com desenhos técnicos do edifício, Cortes Construtivos e Fotografias de Obra.