Sogrape

Siza Vieira distinguido como “Personalidade do Norte”

Siza Vieira distinguido como “Personalidade do Norte”

O arquiteto Álvaro Siza Vieira vai ser distinguido com o prémio “Personalidade do Norte”, esta quarta-feira, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Este prémio revela a “intenção de distinguir regularmente personalidades da Região Norte, de diferentes quadrantes de atividade, que tenham contribuído para a afirmação, o desenvolvimento e a internacionalização do Norte de Portugal”, refere a CCDR-N.

A entidade justifica a distinção pelo “percurso de criador de valor excecional e pela dimensão internacional que alcançou” o arquiteto, sendo que a distinção acontece no dia em que se assinala um ano da eleição de António Cunha como presidente da comissão.

“A obra de Siza Vieira atravessa oito décadas, tendo sido distinguida em 1992 com aquele que é considerado o “Nobel” da arquitetura, o prémio Pritzker”, recorda a CCDR-N que numa síntese ao trajeto do homenageado lembra ainda que foi “aluno e colaborador de Fernando Távora, tornou-se um dos pilares incontornáveis da chamada Escola de Arquitetura do Porto e projetou Portugal, o Norte e o Porto na cena da arquitetura internacional”.

A distinção terá lugar no primeiro “Fórum Autárquico da Região Norte”, em Vila Real.

Siza Vieira tem a sua assinatura em diversos edificios emblemáticos na cidade do Porto como a Casa de Chá da Boa Nova e a Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, a Faculdade de Arquitetura do Porto, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Igreja de Marco de Canaveses.

Tem também trabalhos relevantes na capital, Lisboa, como o Pavilhão de Portugal para a Expo 98, o projeto de recuperação do Chiado, após o incêndio de 1988, escolha que, recorda a CCDR-N, “abriu uma celeuma em meios da capital”. “Acharam uma coisa extraordinária, isto de um arquiteto do Porto ir fazer uma obra a Lisboa”, contou Siza.

Siza Vieira nasceu em 1933, em Matosinhos, tendo-se formado em arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes