CMPorto

Sistema “kiss & ride” da Câmara do Porto abrange quatro novas escolas

Sistema “kiss & ride” da Câmara do Porto abrange quatro novas escolas

Durante o primeiro trimestre de 2021, a Câmara Municipal do Porto alargou a presença do sistema “kiss & ride” a quatro novas zonas escolares – EB 2,3 Irene Lisboa (Rua de Cervantes), EB Torrinha (Rua da Torrinha), EB João de Deus (Rua de João de Deus) e EB Paulo da Gama (Rua Paulo da Gama). E a previsão, segundo revelou, é que o programa venha a incorporar mais cerca de 50 unidades escolares até ao final do ano. 

Com esta iniciativa, que arrancou em 2016, a autarquia pretende aumentar o “perímetro de segurança nas proximidades dos estabelecimentos de ensino” e, simultaneamente, “contrariar a paragem dos veículos em segunda fila nas horas de chegada e saída dos alunos”. 

Os pontos azuis assinalados no pavimento em frente às escolas identificam os locais de partilha (circulação de peões e automóveis), estando a circulação automóvel limitada a 20km/hora no seu interior e a paragem possível por apenas 10 minutos. 

“Esta prática de segurança rodoviária induz o abrandamento do movimento de viaturas e pessoas com vantagens a nível da segurança e da mobilidade global do trânsito”, considera o município.  

Com o alargamento do sistema a mais cerca de 50 unidades escolares, identificadas como “geradores de congestionamentos de trânsito nas horas de «ponta», a Câmara do Porto prevê um investimento municipal na ordem dos 50 mil euros. A eficácia do sistema “kiss & ride” é avaliado pela autarquia em parceria as escolas e a Polícia Municipal, no âmbito do programa “Escola Segura”. 

Foto: Filipa Brito | CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes