
O sistema piloto de gestão integrada de mobilidade de Matosinhos entra em funcionamento esta quinta-feira, em fase experimental. Em 2021, estará disponível para toda a população e as poupanças de carbono serão convertidas em créditos que podem ser descontados nos transportes públicos, no estacionamento na via pública, no aluguer de bicicletas e trotinetas elétricas, entre outros serviços ou bens municipais.
“Um dos grandes desafios que se colocam às cidades é a criação de ferramentas que proporcionem aos cidadãos maior eficácia na gestão das opções de mobilidade. Em Matosinhos queremos que tenham na palma da mão as diferentes opções para poderem escolher os meios de transporte que melhor os servem e, sobretudo, poderem escolher entre meios de transporte ativos e sustentáveis”, refere José Pedro Rodrigues, vereador da Mobilidade de Matosinhos.
Assim, em Matosinhos, e através da aplicação MATOSINHOS AYR, os utilizadores vão poder alugar bicicletas ou trotinetas elétricas, comprar e validar títulos de transportes públicos, pagar estacionamento na via pública, carregar veículos elétricos ou ter acesso a informações relevantes como linhas e horários de autocarros ou tempos de espera nos locais de embarque.
Desenvolvida pelo CEiiA e disponível nesta fase experimental para 50 munícipes de Matosinhos, a app vai ainda ter uma carteira virtual que possibilita a cada utilizador ver a poupança de carbono que efetuou com as suas deslocações.
O sistema estará disponível para toda a população em 2021. Nessa altura, as poupanças de carbono serão convertidas em créditos que poderão depois ser descontados nos transportes públicos, no estacionamento na via pública, no aluguer de bicicletas e trotinetas elétricas, entre outros serviços ou bens municipais.
“É imperioso que se mudem hábitos, e para que isso aconteça de forma efetiva, sustentável e duradoura, temos que colocar o cidadão no centro destas transformações. E foi por isso que, neste piloto de 50 cidadãos, procuramos incorporar munícipes com necessidades e hábitos de mobilidade distintos e que nos vão ajudar a aperfeiçoar o sistema”, explica o vereador, citado no comunicado enviado à VIVA!.
Já se encontram implementadas três estações piloto de partilha de bicicletas elétricas: a estação Basílio Teles, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Matosinhos, a estação CEiiA, localizada nas instalações daquele centro de engenharia, e outra nas instalações do ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração Pública), em São Mamede de Infesta.
Segue-se a instalação de estações no Terminal de Cruzeiros, na Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta e no Norteshopping, sendo que o sistema será alargado posteriormente a todo o município.
De referir que a iniciativa insere-se no Living Lab (Laboratório Vivo) Carbono-Zero de Matosinhos, um espaço delimitado geograficamente na cidade para o teste, experimentação e demonstração de soluções tecnológicas de baixo carbono, em contexto real, com vista à descarbonização do município.
Living Lab em números (dados: CM Matosinhos)
- 15 entidades envolvidas (município, empresas, centros de conhecimento)
- 8 toneladas de CO2 evitado/ano pela iluminação pública no segmento da R. Brito Capelo
- 16,5 toneladas de CO2 evitado/ano pela iluminação autossustentável do Parque das Piscinas de Matosinhos
- 40% de poupança energética induzida pelo sistema de gestão inteligente de energia
- 18 toneladas de CO2 evitado/ano pela utilização de trotinetas elétricas (24.000 utilizadores; 197.000 km)
Foto: Arquivo