Sogrape

Síndrome da sexta-feira: sete dicas para um dia mais produtivo

Síndrome da sexta-feira: sete dicas para um dia mais produtivo

A produtividade às sextas-feiras nem sempre é a desejável e muitas pessoas aproveitam o dia para descomprimir da intensidade da semana de trabalho. A mentalidade de que qualquer tarefa num escritório pode ser adiada para a próxima segunda-feira é a consequência de dias acumulados de cansaço. Trata-se, dizem os especialistas, da “síndrome da 6ª feira”, que tantas vezes acaba por ocupar espaço mental durante o tempo que deve ser de descanso. Por isso, a Adecco Portugal reuniu um conjunto de dicas que podem ajudar os trabalhadores a aumentarem a sua produtividade e a desfrutarem do fim de semana livre de tarefas pendentes.

– Trate das tarefas pendentes

Não há nada melhor do que começar a segunda-feira com o pé direito. Por isso, deve aproveitar a sexta-feira para tratar de tarefas pendentes, como, por exemplo, responder a todos os e-mails a que não teve oportunidade durante a semana. Em termos de organização é bastante eficaz, porque pode riscar esta tarefa necessária, mas sempre adiada, que tantas vezes ocupa mentalmente os trabalhadores durante o fim-de-semana a pensar nos e-mails que precisam de responder logo na segunda-feira. Deve começar pelo mais importante e responder a todos até a lista estar limpa.

– Agende reuniões

A marcação de reuniões às sextas-feiras é uma ótima forma de aproveitar um dia em que a produtividade é baixa. A maioria das pessoas tem menos tarefas agendadas para este dia, sendo uma forma mais leve de terminar a semana. Utilize estas reuniões para encerrar a semana anterior e planear a semana seguinte.

– Guarde tarefas de rotina para sexta-feira

Menos motivação e energia à sexta-feira é uma realidade para muitas pessoas. Por isso, pode ser a altura perfeita para realizar tarefas de rotina que não requerem muita reflexão. Dependendo do trabalho de cada um, o ideal será escolher tarefas que não exijam concentração profunda, mas leves e simples, como verificar o calendário de trabalho, ponto de situação de projetos, fazer telefonemas e outras tarefas de rotina que o ajudem a organizar-se.

jantares

– Planeie uma recompensa de fim de semana

Uma recompensa de fim-de-semana pode ser apenas o que precisa para completar a sua lista de afazeres. E, atenção, a recompensa não tem de ser nada elaborada: pode ser tão simples como uma fatia de pizza no restaurante favorito, uma noite de cinema ou qualquer outra coisa que goste. Por vezes tudo o que precisamos é de um pequeno incentivo para percorrer o quilómetro extra no final da semana.

– Evite iniciar novos projetos

A sexta-feira não é o melhor dia para iniciar um novo projeto. Após uma semana atarefada, pode ser um desafio ter o foco e a capacidade mental para agarrar um novo projeto. Em vez de se esforçar para o arranque de um projeto, opte por tarefas menos desafiantes para que se possa fazer mais.

– Inicie o planeamento para segunda-feira

Um dos usos mais eficazes do tempo na sexta-feira, especialmente durante a tarde, é começar a planear a semana seguinte, em particular a segunda-feira para um arranque da semana mais organizado. Ajudá-lo-á a pôr as coisas em ordem e a ter uma compreensão detalhada do que pode esperar.

PUB
track.adform.net/C/?bn=51188139

Viva! no Instagram. Siga-nos.