Falar em cultura portuguesa e não falar em fado é uma tarefa praticamente impossível, na medida em que se trata de um estilo musical que nos representa, em Portugal e no mundo. Posto isto, quem é que nunca ouviu os típicos Fados de Coimbra?
Se nunca teve essa oportunidade única, esta quinta-feira, dia 19 de outubro, a partir das 21h30, poderá ser a altura ideal, na medida em que Fábio Borges vai subir ao palco do Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, para uma atuação que se espera memorável.
O cantor iniciou o seu percurso na Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, ainda que se tenha destacado, especialmente, nas suas apresentações na Serenata Monumental da Queima das Fitas, o maior evento do Fado de Coimbra. Em Dezembro de 2022 venceu o concurso Temos Artista: Especial Tradições do programa Praça da Alegria, RTP 1.
Numa agenda cultural da cidade sempre bastante preenchida, também o fado merece o seu lugar de destaque. Tal como a VIVA! noticiou, recentemente, com base na entrevista feita ao proprietário da Casa da Mariquinhas, “o fado não é uma canção de Lisboa, mas sim uma canção nacional e o Porto tem mais de 100 anos de tradição de fados. O primeiro disco de fados gravado em Portugal foi gravado no Porto, em 1904”.
Sendo assim, o fado está de regresso a uma casa que nunca deixou de ser sua e de todos os que são apaixonados por este estilo musical tão representativo de Portugal.
Para assistir a uma noite de Fados de Coimbra, esta quinta-feira, dia 19 de outubro, às 21h30, no Teatro Helena Sá e Costa, “os bilhetes podem ser reservados através dos números 225 193 765 / 961 631 382, e/ou adquiridos na bilheteira nos dias do espetáculo, duas horas antes do início do mesmo”, tal como refere a organização em nota à imprensa.