Sabor do Mês Setembro (talho) - PD

Showcookings gratuitos, música e dança no festival italiano em Gaia

Showcookings gratuitos, música e dança no festival italiano em Gaia

O município de Vila Nova de Gaia vai ser invadido por um festival de gastronomia italiano já a partir desta terça-feira, 20 de setembro. Em causa está uma verdadeira “viagem até Itália”, que se prolonga durante, praticamente, uma semana e tem como local de embarque a Avenida Diogo Leite.

Com entrada livre, o evento oferece um programa repleto de experiências culturais, culminado com os campeonatos portugueses de pasta e de pizza, anunciam os promotores.

Além da gastronomia, com workshops e showcookings gratuitos, a música e a dança também vão estar em destaque, com a presença das bandas “Anonima Nuvolari”, “Ginga a Milanesa” e “Nico Farruggia Trio” e DJ’s italianos. O cinema também não foi esquecido nesta viagem e levará a Vila Nova de Gaia a apresentação de sessões de filmes icónicos como “La Vita é Bella” e “Pinocchio”.

Para os mais novos, a organização reservou uma atividade muito especial: um workshop, a realizar no dia 23 de setembro, onde poderão aprender a confecionar as suas próprias pizzas e, no dia seguinte, concorrer no “Troféu Júnior”.

A 25 de setembro acontece o Campeonato Português de Pasta, com os melhores mestres pizzaiolos/chefs portugueses, a mostrar o seu talento com pasta fresca ou seca.

Já o Campeonato Português de Pizza, um ex-líbris do Festival Italiano, está marcada para 26 de setembro. Em competição, nesta edição, vão estar as categorias Pizza Napoletana S.T.G., Pizza Clássica, Pizza Romana, Pizza Dolce, Pizza Acrobática e a Pizza and Port Wine, uma estreia, que terá como foco a  harmonização da pizza com o vinho do Porto. O vencedor competição vai representar Portugal no “Campeonato Internacional All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy”.

As competições serão avaliadas por um júri, composto, na sua maioria, por elementos de nacionalidade italiana, onde se destacam Sergio Miccú, presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani, Michele Mezzero, presidente da Associazione Sapori Italiani, Antonio Mezzero, campeão mundial de pizza, Duilio Eric Girotto, campeão mundial na categoria pizza acrobática e Paolino Bucca, tricampeão mundial na categoria pizza acrobática. Os chefes de cozinha Cordeiro, Manuel Almeida e António Vieira também fazem parte do grupo avaliador.

Durante a realização do evento, os visitantes terão também oportunidade de visitar duas exposições permanentes, uma alusiva a vespas motorizadas e outra com fotografias que representam “Il fascino dell’Italia”.

A 4ª edição do Festival Italiano pode ser visitada entre os dias 20 e 26 de setembro, junto à Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Gaia.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem