Em 2014, os utentes da área da saúde efetuaram 11 mil reclamações, motivadas sobretudo pelos procedimentos administrativos, tempos de espera e cuidados de saúde e segurança.
Segundo dados do Relatório de Atividades da Entidade Reguladora da Saúde, foram registadas, nesse ano, 10.948 reclamações, evidenciando-se um aumento significativo face a 2013 (mais 2.788), o que se deve, em parte, ao facto de o regulador ter começado a receber, a partir do último trimestre de 2014, as exposições do setor público. Até à data, o organismo tinha acesso apenas às queixas dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde do setor privado. Os procedimentos administrativos estão no topo do descontentamento, seguindo-se os tempos de espera e os cuidados de saúde e segurança do doente. Além disso, foram igualmente objeto de queixa a focalização no utente, as questões financeiras, o acesso a cuidados de saúde, as instalações e serviços complementares.
Terça-feira 12 Maio, 2015
Setor da saúde alvo de onze mil queixas de utentes em 2014
O número de reclamações aumentou significativamente face ao ano anterior.