PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Sessão de Leituras no Mosteiro de São Bento da Vitória recupera a “vida” de Joana d’Arc

Sessão de Leituras no Mosteiro de São Bento da Vitória recupera a “vida” de Joana d’Arc

O icónico título da Editorial Presença “Joana d’Arc: A Cotovia”, de Jean Anouilh, é o foco da próxima sessão de Leituras no Mosteiro de São Bento da Vitória dedicada às edições de bolso dos anos 50-60, que se realiza já está terça-feira, pelas 21 horas.

A iniciativa, promovida pelo Teatro Nacional São João (TNSJ), é de entrada gratuita e tem como convidado o professor, curador e investigador José Bártolo, que se tem dedicado ao estudo e à organização de coleções e exposições sobre o design gráfico na edição portuguesa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A peça do dramaturgo francês, datada de 1953, retrata o processo que conduziu a chefe militar francesa à fogueira, após a sua participação e combate na Guerra dos Cem Anos. A história de Joana d’Arc é mantida em esquecimento até o século XIX, época em que renasce o patriotismo na Europa e, consequentemente, o interesse dos escritores contemporâneos por este episódio. Apesar da sua canonização e importância para o povo francês, Jean Anouilh recusou sempre explicar o “mistério” da personagem na sua peça. Quando confrontado, exclamava: “É, acima de tudo, uma mulher no centro de uma história política”.

O próximo trimestre das Leituras no Mosteiro, orientadas por Paula Braga e Nuno M. Cardoso, continuará a focar-se na “Edição de Bolso”, estando já agendada, para o dia 16 de abril, a sessão “Diálogo Entre Um Padre e Um Moribundo”, de Marquês Sade.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem