PUB
Recheio 2024 Profissional

Serviço de teleassistência de Gaia acompanha 276 pessoas

Serviço de teleassistência de Gaia acompanha 276 pessoas

O programa de teleassistência da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto, e operacional há cerca de quatro anos e meio, já acompanha um total de 276 em situação de isolamento e insuficiente retaguarda familiar.

A informação foi divulgada esta terça-feira pela autarquia, numa nota onde explica que a maior parte dos acompanhamentos, realizados através de assistência, gratuita, ao domicílio, se situam nas freguesias de Arcozelo (46), Avintes (34), Grijó e Sermonde (34) e Sandim, Olival, Lever e Crestuma (32).

Destinado a cidadãos com idade superior a 65 anos, com rendimento inferior ao salário mínimo, o programa, dinamizado através da “Chave de Afetos”, pretende “diminuir o isolamento de seniores, promover a inclusão social e as relações afetivas e criar um sentimento de segurança no domicílio”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Desta forma, são sinalizados casos de isolamento, a partir de um aparelho de conversação de acesso automático, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano, com sensor de quedas.

Além disso deste programa, o município de Vila Nova de Gaia dinamiza também ações de sensibilização relacionados com a prevenção da violência contra os idosos e a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, no âmbito da iniciativa “A mim não me enganas tu”. Os objetivos principais passam por “disseminar a perceção de segurança, criar rotinas de autoproteção, fomentar informação sobre burlas e promover ações de capacitação sobre temáticas como nutrição e violência contra a pessoa sénior”.

Adicionalmente criou também um gabinete especializado para atendimento de vítimas seniores, intitulado GAV Sénior, para apoiar os cidadãos que, “em virtude das suas fragilidades, necessitam de um acompanhamento mais dirigido às suas necessidades” e criou, durante o período de pandemia, um programa específico de voluntariado que apoiou pessoas idosas isoladas, com a entrega de bens essenciais, como alimentação, medicação e produtos de higiene.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem