PUB
CMPorto

Serviço de metrobus Grijó-Santo Ovídio já circula

Serviço de metrobus Grijó-Santo Ovídio já circula

O projeto-piloto de metrobus, em Vila Nova de Gaia, que liga o Largo de Santo António, em Grijó, à estação de metro de Santo Ovídio, com uma única paragem no Espaço Mais Grijó, já está em circulação. A viagem inaugural aconteceu esta terça-feira, 18 de maio, e contou com o presidente da autarquia local a bordo.  

Segundo sublinhou Eduardo Vítor Rodrigues, o percurso servirá para que as pessoas que, habitualmente, utilizam os seus veículos particulares para chegar ao metro no centro da cidade passem a utilizar “um transporte público dedicado”, capaz de reforçar “a mobilidade no território através de um percurso direto via autoestrada”. 

“Este é um modelo de shuttle, prévio ao metrobus, com ligações intermodais, que pretende levar o transporte público a zonas menos servidas do concelho”, apontou. 

Atualmente, o projeto está apenas disponível entre Grijó-Santo Ovídio, com paragem no Espaço Mais Grijó, mas o objetivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia é alargar o serviço a duas outras zonas do concelho, nomeadamente da União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma à estação de metro de D. João II e dos Carvalhos à estação de metro de Santo Ovídio. 

“O transporte público não pode ir à porta de cada pessoa, mas tem de ir perto, numa lógica de intermodalidade”, afirmou ainda Eduardo Vítor Rodrigues, acrescentando que o objetivo principal é “garantir um transporte de qualidade e diminuir os tempos de pendularidade, com claros benefícios para os cidadãos”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O serviço de metrobus Grijó-Santo Ovídio, atualmente com capacidade para 25 pessoas, uma redução de 50% devido à pandemia de covid-19, é inteiramente gratuito e funciona de segunda a sexta-feira. A primeira partida acontece às 7h30 e a última às 18h00. 

Segundo adianta o município, é possível que venha a equacionar-se “o alargamento para mais veículos”, de acordo com o sucesso do projeto. 

O projeto, recorde-se, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Grijó e Sermonde, num investimento, até então, avaliado em 48 mil euros. 

Foto: CM Gaia

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem