A Fundação de Serralves anunciou a criação de um novo espaço educativo, projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura. Este “centro de educação para o futuro” será instalado num terreno em frente à icónica Casa de Serralves e promete revolucionar a abordagem educativa da instituição.
De acordo com o Porto Canal, a novidade foi apresentada pela presidente do conselho de administração, Ana Pinho, durante a conferência de imprensa que revelou o plano de atividades da fundação para 2025.
Segundo Ana Pinho, o projeto, provisoriamente denominado “Learning Center of the Future”, terá como missão expandir e complementar o trabalho educativo que Serralves já realiza, abrangendo áreas como o museu, o Parque e a Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
Um espaço inovador e internacional
Ana Pinho explicou que o objetivo do novo centro é aprofundar a vertente educativa de Serralves, indo além das tradicionais parcerias com escolas e famílias. A presidente destacou a aposta em novas tecnologias e ferramentas digitais como uma das principais características deste espaço, que será desenhado para atingir padrões de inovação de referência a nível global.
“Um centro muitíssimo inovador a nível internacional com recurso ao digital, novas tecnologias, obviamente com os conteúdos que Serralves desenvolve, ao nível de Museu, Casa do Cinema [Manoel de Oliveira], do Parque, como que completando aquilo que se faz aqui”, afirmou Ana Pinho, que está a finalizar o terceiro mandato como presidente do conselho de administração da fundação. (via Porto Canal)
Educação ambiental e novas parcerias
Ana Pinho realçou ainda a forte tradição de Serralves no campo da educação ambiental, mas sublinhou a necessidade de evoluir e adotar novos modelos educativos. Este passo, considera, será um marco para a fundação, permitindo-lhe colaborar com instituições internacionais e inovar nas suas práticas pedagógicas.
“Pensar em novos modelos, em parceria com entidades que nos possam também ajudar sobre isso, não portuguesas, mas internacionais, para tentarmos chegar às pessoas de forma cada vez mais inovadora e inovarmos também”, destacou a presidente, que sucederá a Rui Vilar na presidência do Conselho de Fundadores de Serralves.
Uma visão para o futuro
Com este projeto, Serralves reafirma o seu compromisso com a inovação e a educação, consolidando-se como uma instituição de referência em Portugal e além-fronteiras. O novo centro será mais do que um espaço físico – será um laboratório de ideias e práticas educativas que, seguramente, marcará o futuro da fundação e o panorama cultural e educativo a nível internacional.