PUB
CIN - Branco Perfeito

Serralves vai “Juntar Mundos” nos dias 4 e 5 de junho

Serralves vai

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A 13ª edição do Serralves em Festa realiza-se a 4 e 5 de junho, durante 40 horas consecutivas, das 8 da manhã de sábado à meia-noite de domingo. “Juntar Mundos” é o tema deste ano.

“O maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa”, que decorre durante 40 horas consecutivas, contará com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na manhã do dia 5, anunciou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho.
A responsável classificou o tema deste ano – “Juntar Mundos” – como sendo “muito feliz”, porque “reflete fielmente o espírito desta grande celebração das artes e cultura”, reunindo artistas nacionais e internacionais “num grande exemplo de convivência”.
Para Ana Pinho, o Serralves em Festa é um evento muito importante na estratégia da Fundação de sensibilização e cativação de públicos e o facto de ter entrada gratuita contribui para “a democratização da cultura, que é algo muito importante para Serralves”.
As 12 edições anteriores agregaram mais de 1,1 milhão de visitantes, disse a responsável.
Como já é habitual, a Festa vem até à Baixa da cidade, sendo que este ano, em antecipação ao evento, nos dias 2 e 3 de junho a italiana Maria Donata D’Urso apresentará uma performance no terreiro da Sé e o espanhol Alex Mendizabal estará com uma instalação sonora performativa a partir de dezenas de balões na avenida dos Aliados.
A programação da 13ª edição do Serralves em Festa inclui um “vasto número de atividades”, que vão desde as artes visuais ao circo, passando pelo teatro, dança, música, cinema e oficinas para crianças e famílias, que acontecerão “em ritmos diferentes” ao longo das 40 horas de festa.
Na área da música, o destaque vai para o concerto dos Natural Information Society & Guests, banda fundada pelo músico norte-americano Joshua Abrams que apresentará um espetáculo com músicos portugueses convidados e com ambientes psicadélicos.
Será também apresentado em contínuo, na Casa de Serralves, o projeto Oxidation Machine, que surge de um projeto do portuense Jonathan Saldanha com vários músicos produtores convidados.
Na madrugada do dia 5 de junho, a festa no Prado conta este ano com BATUK, coletivo musical da África do Sul que mistura música house com ritmos africanos, além do DJ Tiago Miranda, responsável pela animação a partir das 04h15.
Na área da dança, Serralves em Festa apresentará em estreia absoluta Eu – Globulus, de Pedro Prazeres, uma instalação construída para o Passeio da Levada, no Parque, bem como o projeto Strata.2, da italiana Maria Donata D’Urso, que será apresentado em três sessões.
Silvestre Pestana é outro dos artistas em destaque nesta edição, que apresentará no Museu de Serralves, também em estreia absoluta, a performance Zangãos 2016.
O Serralves em Festa inclui ainda visitas orientadas ao parque, às exposições no museu, aos espaços arquitetónicos e às esculturas, bem como sessões de cinema e projetos de fotografia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz