Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Serralves recebe exposição de Mark Bradford

Serralves recebe exposição de Mark Bradford

A exposição apelidada de “Ágora” é a primeira em Portugal do artista californiano Mark Bradford. Ficará no Museu de Serralves a partir desta sexta-feira até 19 de Junho do próximo ano.

Mark Bradford foi recentemente eleito uma das 100 personalidades mais influentes do mundo em 2021 pela revista Time, e tem retratado as mais variadas questões dos tempos modernos, como “a epidemia de SIDA, a representação deturpada e o medo da identidade queere homossexual, o racismo sistémico nos Estados Unidos e, mais recentemente, a crise decorrente da covid-19″.

No site oficial de Serralves, pode ler-se que a exposição tem o intuito de ser “um espaço de reflexão e de discussão do hoje”, para “entender a época medieval enquanto metáfora incisiva das tensões sociais e dos conflitos da contemporaneidade”.

Os interessados poderão ver uma nova série de pinturas, tapeçarias e trabalhos sobre papel inspirados em A caça do Unicórnio, tapeçarias medievais produzidas nos Países Baixos por volta de 1500, e em Cérbero, o cão de três cabeças que guarda a entrada para o Inferno, sugerindo uma ligação entre questões da actualidade e o período da Idade Média – em que a arte foi vítima da Peste Negra.

Para Mark Bradford, nenhum conceito é demasiado grande ou pequeno, e nenhum desafio é demasiado complexo ou mundano”, escreveu a revista Time. “Através da arte abstracta, Mark mapeou a devastação que as crises – incluindo a epidemia da SIDA, o furacão Katrina e o colapso do mercado imobiliário global – causaram às comunidades marginalizadas e às pessoas que nelas vivem. Ele está determinado a dissecar o racismo, a homofobia, o sexismo e a pobreza”.

Fotografia: Site Oficial Serralves

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem