O Museu de Arte Contemporânea de Serralves leva ao Palácio da Bolsa, no Porto, a escultura “Atoms Outside Eggs” [Átomos fora de ovos], da artista alemã Katharina Grosse, pertencente à Coleção de arte contemporânea de Serralves.
A inauguração tem lugar esta terça-feira, às 18h, e conta com a presença da presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e do presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho.
Refira-se que esta apresentação é resultado de uma parceria entre a Associação Comercial do Porto e o Museu de Serralves, ao abrigo da qual obras da Coleção de Serralves são apresentadas nos interiores históricos do Palácio da Bolsa. É a terceira apresentação neste âmbito, depois da obra Gate [Portão], de Monika Sosnowska, inaugurada em março de 2016, e da exposição de escultura “A Coleção no Palácio da Bolsa: Ângelo de Sousa, João Machado e Zulmiro de Carvalho”, inaugurada em março de 2017.
Algures entre a pintura e a escultura, “Atoms Outside Eggs” [Átomos fora de ovos] pode ser considerada uma pintura escultórica. Trata-se de uma obra paradigmática da prática de Katharina Grosse (Freiburg, Alemanha, 1961), caracterizada por “um constante questionamento do suporte da pintura: a artista é conhecida pelas suas experiências com materiais coloridos retirados do suporte convencional de uma pintura, constituindo objetos pictóricos cujo objetivo consiste em aproximar cor e matéria”, revela nota enviada à imprensa.
O trabalho de Katharina Grosse começou a adquirir uma maior visibilidade pública quando, em finais dos anos 1990, a artista começou a pintar salas e fachadas a spray. Não obstante o carácter espetacular deste trabalho, a sua prática foi sempre orientada pela “preocupação fundamental com questões básicas da pintura, nomeadamente as relações entre cores e formas, e entre a forma como a tinta é aplicada e o tipo de suporte eleito”.