Esta quarta-feira, 27 de abril, a Fundação de Serralves apresenta a exposição “Juan Muñoz: Obras da Coleção de Serralves” no Palácio da Bolsa. Com inauguração agendada para as 18h30, a mostra acontece no âmbito de uma nova parceria entre Serralves e a Associação Comercial do Porto.
Através desta parceria, o público terá oportunidade de ver, no Palácio da Bolsa, “duas esculturas do artista das décadas de 1980 e 1990 que evidenciam diferentes aproximações à figura humana e à relação entre espectador e obra de arte”.
“As obras Bending (1989) e Sem título (1997) estabelecem relações de tensão entre ação e imobilidade, identidade e representação, referenciando o universo da encenação”, destacam os promotores, sublinhando que as “histórias de cada personagem ficam por revelar, apresentando-se enquanto enigmas que desafiam o espectador a construir a sua narrativa”.
O momento inaugural da exposição “Juan Muñoz: Obras da Coleção de Serralves” vai contar com as presenças da presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e do Presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho.
Importante referir que esta é a sétima apresentação que acontece no âmbito da parceria estabelecida entre a Fundação de Serralves e a Associação Comercial do Porto, iniciada em 2016, com o objetivo de levar obras da Coleção de Serralves ao interior do histórico Palácio da Bolsa. Depois da obra Gate [Portão], de Monika Sosnowska, em 2016, da exposição de escultura “A Coleção no Palácio da Bolsa: Ângelo de Sousa, João Machado e Zulmiro de Carvalho”, em 2017, “Atoms Outside Eggs” [Átomos fora de ovos], de Katharina Grosse em 2018, Angela Bulloch com “heavy metal stack of sixs”, em 2019, Ana Vieira com uma obra Sem título, datada de 1968, em 2020, e no ano passado a apresentação de obras de João Vieira, Juan Muñoz protagoniza a exposição de 2022.
Fotografia: Juan Muñoz, Sem título, 1997. Col. privada, em depósito na Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Depósito em 2000. Fotografia: Filipe Braga, Fundação de Serralves, Porto