

Um dos destaques da programação deste ano são as “Chicks on Speed” (CoS), que “cantam, dançam, desenham, pintam, fazem exposições, dão conferências, publicam e concebem roupa vanguardista”. As protagonistas do projeto artístico – Alex Murray Leslie, da Austrália, e Melissa Logan, dos EUA, – juntaram-se em 1997, quando estudavam em Munique, e vão apresentar, no Porto, uma das suas intervenções mais recentes, “E-shoe”, que “consiste na mutação de um par de sapatos feminino num sofisticado instrumento musical que utilizam em performances”.
As CoS atuam no sábado à noite, na Festa do Prado, onde também vai ser possível conhecer o “Infinito+3”, de J-Wow, dos Buraka Som Sistema, e Kalaf. O projeto propõe que o público ignore, por momentos, a “implacável realidade”, de forma a imaginar o que seria “uma banda numa tournée intergalática”.

Na área da Dança Contemporânea, a organização destaca a peça “Sideways Rain”, de Guilherme Botelho, agendada para as 21 horas de sábado e domingo, e a performance “As Far as the Eye Can Hear”, da coreógrafa francesa Martine Pisani, com quatro apresentações ao longo do fim-de-semana.
O “Serralves em Festa” promete ainda homenagear João Paulo Seara Cardoso, com a apresentação da peça de teatro de marionetas “Make Love Not War”, por ele criada e encenada. A cidade do Porto
vai também receber “homens com cabeça de cone e turistas com malas cor-de-rosa”, nas apresentações de teatro de rua da companhia britânica “Natural Theatre”.

Uma Festa fora de portas
Tal como nas edições anteriores, o “Serralves em Festa” 2011 vai sair dos muros da Fundação para levar a arte a outros pontos da cidade. Aliás, logo no dia 26 de maio, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai ser palco das atuações da companhia britânica “Natural Theatre” e da marioneta KluG.
Depois, nos dias 27 e 28, a Baixa do Porto deixa-se contaminar pelas performances artísticas, sob o comando do brasileiro Gustavo Ciríaco e a austríaca Andrea Sonnberger.
Mariana Albuquerque