O Museu de Serralves vai acolher até ao dia 11 de janeiro de 2015 a exposição Novo Banco Revelação 2014, que integra as fotografias dos quatro jovens vencedores do prémio com o mesmo nome. Patrícia Bandeira, Pedro Henriques, Sofia Lopes Borges e Lúcia Prancha, todos com menos de 30 anos, foram os artistas que conseguiram convencer o júri internacional do galardão, promovido por Serralves.
Segundo informou a organização, o objetivo do concurso era o de mostrar como é que o fotográfico e o cinemático têm sido explorados por este tipo de artistas. Patrícia Bandeira criou, assim, uma instalação multimédia que associa fotografia e vídeo, partindo de “um acontecimento real (um grupo de islandeses que admitiu convictamente a autoria de um crime apesar não se lembrar de o ter cometido), para questionar a relação entre a fotografia e a assunção do real”. Sofia Lopes Borges, por sua vez, convida o público a fazer uma viagem pelo país, já que a fotógrafa “percorreu toda a fronteira de Portugal, desde Caminha a Vila Real de Santo António, captando a paisagem estrangeira que se vê a partir” de Portugal. Pedro Henriques optou por aplicar diversas distorções visuais a fotografias técnicas de uma mesa de mistura áudio, depois impressas em placas de madeira recortada. Por fim, Lúcia Prancha viajou até à Ilha dos Lençóis, no Nordeste do Brasil, “para recolher imagens e informações que lhe permitiram fazer um documentário ficcionado sobre um grupo de albinos que acredita habitar um território assombrado por D. Sebastião”.
Quarta-feira 29 Outubro, 2014
Serralves desvenda Novo Banco Revelação 2014
Patrícia Bandeira, Pedro Henriques, Sofia Lopes Borges e Lúcia Prancha foram os vencedores do prémio Novo Banco Revelação.