PUB
Philips IPL

Serralves dedica programa à compositora Maryanne Amacher

Serralves dedica programa à compositora Maryanne Amacher

A Fundação de Serralves, no Porto, apresenta, de sexta-feira a domingo, um programa dedicado à compositora Maryanne Amacher (1938-2009), com concertos, filmes e debates em torno da obra da norte-americana.

“Additional Tones: A Tribute to Maryanne Amacher”, assim se intitula a iniciativa que pretende constituir-se “como homenagem, como partilha e contribuição para um maior e merecido entendimento e visibilidade da obra e pensamento notáveis desta artista”, que se destacou na criação de instalações sonoras e ambientes multimédia de grande escala.

O trabalho de Maryanne Amacher foi pioneiro e visionário em várias áreas da criação musical e artística como a espacialização sonora, os novos media, a ecologia acústica, a inteligência artificial ou a psicoacústica.

“O programa de ‘Additional Tones: A Tribute to Maryanne Amacher’ surge em consonância com o recente e crescente reconhecimento internacional da importância e singularidade da obra de Amacher”, indica a Fundação de Serralves.

A programação tem início, sexta-feira, com um seminário e sessão de audição orientados pelos investigadores Amy Cimini e Bill Dietz e dedicados às séries de trabalhos de Amacher “Music for Sound Joined Rooms” e “Mini Sound Series”.

Destaque ainda para a exibição em estreia nacional do filme “Sisters With Transistors” e para a série vídeo de leituras e discussões online “Remote Links” em colaboração com a New York Public Library celebrando a publicação de “Maryanne Amacher: Selected Writings and Interviews”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No domingo, pelas 10h30, Marianne Schroeder e Joana Gama interpretam, ao piano, “Petra”, atuando juntas pela primeira vez.

Meia hora depois, a obra “Perceptual Geographies”, inspirada e dedicada a Amacher, do compositor holandês Thomas Ankersmit, será também interpretada pela primeira vez em Portugal, pelo próprio. 

Imagem: Maryanne Amacher a trabalhar no Capp Street Project, San Francisco (1985), fotografia e cortesia de Peggy Weil

Programa
8 janeiro
Amy Cimini e Bill Dietz
18:00 Seminário e Sessão de Audição
20:00 “Remote Links” (Introdução) / Lançamento do livro “Maryanne Amacher: Selected Writings and Interviews”
Biblioteca

9 janeiro
“Sisters With Transistors” (2020), um filme documentário de Lisa Rovner
v.o em inglês
[Estreia nacional]
11:00, Auditório

10 janeiro
Marianne Schroeder & Joana Gama apresentam “Petra” de Maryanne Amacher
10:30, Auditório
Thomas Ankersmit apresenta “Perceptual Geography”
11:30, Auditório

PUB
www.pingodoce.pt/download-app/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=poupashaker&utm_term=leaderboardmobile