Na sequência da apresentação em 2016 de “A Coleção Sonnabend. Meio Século de Arte Europeia e Americana. Part I”, o Museu de Serralves apresenta agora “A Coleção Sonnabend: Meio Século de Arte Europeia e Americana. Part II”.
A exposição, que pode ser visitada a partir de sexta-feira, aborda dois temas presentes na Coleção Sonnabend: o uso da fotografia, desde a Arte Conceptual dos anos 1960 até ao presente; e o trabalho de artistas dos anos 1980 relacionados com a Pop Art, o minimalismo e a arte conceptual.
A mostra inclui obras de Gilbert & George, Bernd e Hilla Becher, John Baldessari, Hiroshi Sugimoto, Candida Hofer, Haim Steinbach e Ashley Bickerton, entre outros. Uma apresentação de esculturas de Jeff Koons produzidas entre 1985 e 2012 constituirá uma pequena retrospetiva do icónico artista norte-americano.
A Coleção Sonnabend é considerada uma das mais importantes coleções de arte americana e europeia da segunda metade do século XX. Criada pela influente galerista Ileana Sonnabend, a coleção representa alguns dos movimentos fundamentais da arte ocidental dos nossos dias. Embora conhecida sobretudo pelo seu apoio aos protagonistas da arte pop, do minimalismo, da arte povera, do pós-minimalismo e da arte conceptual, Ileana Sonnabend deu continuidade ao seu compromisso até à sua morte, em 2007.
A exposição em Serralves é comissariada por António Homem e organizada com a colaboração da Fondazione Musei Civici Venezia (MUVE), Ca’ Pesaro, em Veneza, e da Sonnabend Collection Foundation. A mostra ficará patente até 23 de setembro.