Devido à possibilidade de o FC Porto poder ser campeão nacional de futebol no sábado, a Federação Académica do Porto decidiu alterar o local da Monumental Serenata para o largo junto à Cadeia da Relação, na Cordoaria.
A Monumental Serenata da Queima das Fitas estava marcada para as 00h01 de domingo na Avenida dos Aliados, local onde tradicionalmente se comemoram as vitórias do FC Porto.
No entanto, tendo em conta a agenda de jogos do Campeonato Nacional da Primeira Liga de Futebol, a Federação Académica do Porto (FAP) e o Magnum Consilium Veteranorum, em coordenação com a Câmara Municipal do Porto e todas as entidades envolvidas, decidiram alterar o local da Monumental Serenata e da Missa da Bênção das Pastas 2018, para o Largo Amor de Perdição, frente à Antiga Cadeia da Relação, na Cordoaria (Rua Campo dos Mártires da Pátria, junto aos Clérigos).
“A FAP vai, desta forma, assegurar a tranquilidade e solenidade que as atividades académicas merecem. Esta decisão surge perante a possibilidade de a Avenida dos Aliados – local onde, nos últimos anos, se têm realizado a Monumental Serenata e a Missa da Bênção das Pastas – se tornar num espaço de celebração dos possíveis resultados dos jogos de futebol do próximo fim de semana”, refere a entidade em comunicado, salientando ainda a importância de garantir “a segurança e comodidade de todos – estudantes, familiares e outros cidadãos”.
Haverá também alterações nos transportes gratuitos disponibilizados pela FAP na noite da Monumental Serenata. Os autocarros-vaivém para transportar os estudantes entre o Queimódromo e a cidade terão, excecionalmente nessa noite, a paragem na Reitoria e no Hospital de S. João. A FAP e o Magnum Consilium Veteranorum apelam a todos os estudantes para que compreendam esta “situação excepcional”, para que a Queima das Fitas do Porto corresponda às expectativas de todos.