PUB
PD- Literatura Infantil

Será que este evento de surf no Porto vai bater recorde mundial? Eis o objetivo

Será que este evento de surf no Porto vai bater recorde mundial? Eis o objetivo

De 27 a 29 de setembro, as praias do Porto e Matosinhos serão o palco do Norte Surf Fest, um evento inédito inteiramente dedicado ao surf.

Este festival apresenta um programa variado que inclui conversas com especialistas, competições entre escolas de surf, atividades educativas sobre segurança aquática e salvamento, um mercado especializado, e o destaque principal: a tentativa de quebrar o recorde mundial do maior número de surfistas a apanhar a mesma onda em simultâneo.

Organizado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o festival promete transformar as praias Internacional (Porto) e de Matosinhos numa celebração do surf.

Segundo Afonso Teixeira, Diretor Executivo da AESP, “há uma grande comunidade de surf no norte do país, mais especificamente nas cidades do Porto e Matosinhos, com uma história e uma cultura muito próprias. Este evento pretende afirmar-se como a plataforma para contar essa história e mostrar essa cultura ao mundo.”

.A tentativa de bater o recorde mundial de 110 surfistas na mesma onda, estabelecido na Cidade do Cabo em 2009, será o ponto alto do evento, com a ambição de reunir 500 participantes.

O festival também terá as “Surf Talks”, onde serão discutidos temas como sustentabilidade, inovação, história do surf e regulamentação.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Especialistas renomados como Sam George, Nick Carroll, Ed Atkin e Nick Hounsfield estarão presentes para partilhar conhecimentos e promover debates enriquecedores. Estas palestras têm como objetivo atrair investidores e decisores políticos, destacando o potencial da região.

No “Surf School Challenge”, as escolas de surf competirão através de equipas formadas por alunos e treinadores, promovendo a camaradagem e o espírito de equipa.

A segurança aquática será abordada no “Surf & Rescue”, com ações educativas em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos, focadas em habilidades de salvamento e suporte básico de vida.

O evento também contará com as “Conversas à Nortada”, que reunirão diferentes gerações de surfistas locais, sunsets com DJ sets ao fim da tarde, e o “MARcado”, um mercado ao ar livre na marginal da praia, que promoverá produtos e serviços locais relacionados com o surf e o mar.

O Norte Surf Fest, promovido pela AESP, conta com o apoio dos Municípios do Porto e Matosinhos, APDL, CEiiA, Cerveja Nortada, Continente, Agência Abreu, Turismo de Portugal, e outros parceiros. O festival é de entrada livre, exceto para as “Surf Talks”, que têm um custo diário a partir de 25€. O programa completo será anunciado nas próximas semanas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil