Ao que tudo indica, é no início do mês de fevereiro de 2025 que haverá lugar ao regresso de passageiros à Linha de Leixões. As informações foram divulgadas pela Câmara de Matosinhos, em declarações ao Porto Canal.
Segundo a fonte de informação referida, sabemos que os trabalhos, com o fito de adaptar o percurso ferroviário a passageiros, já começaram. Como explica o município, é previsível que as obras fiquem prontas até ao fim do mês de janeiro.
Na empreitada, ainda está incluída a construção de dois apeadeiros. Um deles é na zona do Hospital S. João, onde é de prever que a nova estrutura vá contar com dois abrigos de betão e uma paragem de autocarro.
Já no apeadeiro de Arroteia, por sua vez, deverá haver um abrigo. Importa referir que esta fica na zona de Leça do Balio. As obras relativas ao regresso de passageiros à Linha de Leixões estão à responsabilidade da Câmara de Matosinhos, atendendo a um protocolo assinado com a CP – Comboios de Portugal e a IP – Infraestruturas de Portugal.
Adicionalmente, é expectável também que haja lugar à criação de uma plataforma na linha 1 e ao “alteamento” da plataforma da linha 2, na estação de São Gemil; e ainda nas linhas 8 e 9 da estação de Contumil (via Porto Canal).
Recorde-se que, à data, a linha em questão é apenas utilizada para fins de transportes de mercadorias. É expectável que as estações a operar na linha sejam: Campanhã, Contumil, São Gemil, Hospital São João, São Mamede Infesta, Arroteia e Leça do Balio.
A Linha de Leixões, no que toca ao transporte de passageiros, já está inativa desde 2011.