Dar a conhecer as novas medidas de apoio para a área da Transição Digital é o objetivo da visita do ministro da Economia, Estado e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e do secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, que vão estar na quinta-feira, dia 4 de março, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).
A visita insere-se na Semana Digital do Governo, uma iniciativa que visa dar a conhecer as novas medidas de apoio para a área da Transição Digital, em particular as que pretendem impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica.
O programa arranca às 10h30, no INESC TEC, com uma passagem pelo Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos. O objetivo passará por dar a conhecer tecnologias na área da inteligência artificial aplicada à energia, aança o portal de notícias da U.Porto.
Segue-se depois, pelas 11h, uma visita ao Laboratório de Gráficos, Interação e Jogos da FEUP, onde terá lugar a apresentação de projetos relacionados com ambientes virtuais e novas metodologias pedagógicas na área da informática.
O Anfiteatro Nobre da FEUP acolherá depois a apresentação de alguns projetos inovadores liderados pela FEUP e INESC TEC e representativos da transição digital que o Governo pretende impulsionar nesta legislatura.
De referir que a transição digital é uma das prioridades do Governo, cujo programa refere, segundo a U.Porto, que “o reforço da produtividade da economia assenta no continuado esforço na qualificação dos portugueses, no crescimento da investigação e desenvolvimento; na colaboração entre setor privado, a academia e as políticas públicas para o reforço da inovação; na transformação digital das nossas empresas e no acesso adequado aos meios de financiamento para os investimentos”.