Sem William Carvalho, que está castigado, e com Pepe em dúvida, devido a problemas musculares, a seleção de Fernando Santos vai tentar imitar o feito de há 12 anos, quando, em Portugal, bateu a Holanda (2-1) e ganhou o direito de estar na final do Euro2004, perdida para a Grécia (1-0).
Esta será a sétima vez que a formação das ‘quinas’ chega às meias-finais de uma grande competição, quinta em Europeus.
Para chegar a esta fase, Portugal, que ainda não venceu qualquer jogo dentro do tempo regulamentar, foi terceiro classificado no grupo F, tendo ultrapassado a Croácia nos ‘oitavos’ (1-0 após prolongamento) e a Polónia nos quartos.
Com William castigado, é esperado que Danilo integre o ‘onze’ do selecionador Fernando Santos, assim como o lateral Raphael Guerreiro, que falhou o embate com os polacos devido a lesão. João Moutinho e André Gomes também podem entrar nas contas do técnico português.
Por seu lado, o País de Gales, que está a viver a sua primeira participação num Campeonato da Europa, venceu com surpresa o grupo B, à frente de Inglaterra, Eslováquia e Rússia, e deixou pelo caminho a Irlanda do Norte (1-0) e, mais surpreendentemente, a Bélgica (3-1).
Com três golos, Bale é a grande figura da seleção galesa, que não vai poder contar com o defesa Ben Davies nem com o médio Aaron Ramsey, ambos devido a castigo.
O confronto entre Portugal e o País de Gales está agendado para as 20 horas em Lisboa e terá arbitragem do sueco Jonas Eriksson.