Philips S9000

Seis mercados mágicos para quem é fã do Natal

Seis mercados mágicos para quem é fã do Natal

O Natal é uma das quadra festivas mais esperadas ao longo de todo o ano. Os verdadeiros entusiastas desta data não costumam perder os famosos mercado de Natal e, a realidade, é que estes têm sido cada vez mais uma aposta de várias cidades.

As razões para visitar um destes mercados são muitas, a começar pelas iluminações nas ruas, o chocolate quente ou a ginjinha, mas também pelas compras e a música. Algo que está igualmente presente são os doces típicos da quadra e as decorações.

A VIVA! decidiu, assim, reunir alguns dos maiores mercados natalícios da região Norte, pondo um pezinho na Galiza também, para que possa viver a magia do Natal com a sua cara metade ou em família.

Foto: Guilherme Costa Oliveira

Porto
Os Jardins do Palácio de Cristal acolhem este ano o Mercado de Natal da cidade Invicta, com um programa recheado de música, animação e oficinas, que convidam os mais pequenos a escrever cartas ao Pai Natal, a tocar percussão e a criar velas, enfeites ou marionetas.
Há vários expositores regionais, com especial foco no artesanato e produtos alimentares, que fica instalado mesmo ao lado da Casa do Pai Natal, onde este vai tomar nota dos desejos de todas as crianças.
Pelo Palco Principal, situado em frente ao Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, vão passar os Saint Dominic’s Gosper Choir (dia 11), Nuno Lanhoso (dia 17), e Os Quatro Meia (dia 17). Os concertos iniciam às 18h e a entrada é livre.

Foto: CM Gaia

Vila Nova de Gaia
A Praça de Natal é, até ao último dia de dezembro, o local eleito para experiênciar a magia desta quadra. As atrações para toda família não vão faltar, estando incluídos o Carrossel Francês e o Comboio de Natal, que promete uma mini-viagem a caminho da Lapónia.
A Casa do Pai Natal será também um dos espaços mais procurados, onde vai ser possível tirar fotografias com o próprio e participar em muitas outras atividades. O programa contempla também espetáculos, dedicados aos mais novos, e dois concertos-surpresa, um Mercado de Natal recheado de presentes para partilhar com os mais próximos e uma pista de gelo ecológica.

Foto: Facebook Município Guimarães

Guimarães
Até dia 1 de janeiro, Guimarães vive o Natal com várias atrações espalhadas por todo o centro histórico do concelho. O programa deste ano inclui paradas natalícias pela cidade, concertos em várias igrejas, casa do Pai Natal no Largo do Toural e um carrossel francês (no mesmo local). Em destaque está também o Mercado de Natal, no Largo Condessa do Juncal, com animações nos feriados e fins de semana, e vários carroceis nos Jardins da Alameda.

Foto: Facebook Município Braga

Braga
Na edição de «Braga é Natal» deste ano, o município será palco de mais de 200 atividades que irão acontecer no Centro Histórico, na Praça Municipal e no Altice Forum Braga. Entre os momentos altos do programa está a parada de natal, o bolo rei gigante, os concertos, as peças de teatro, as oficinas e a animação de rua.
Uma das grandes novidades é o Mercado de Natal, na Praça Municipal, onde é possível encontrar artesanato, produtos tradicionais alusivos à época natalícia, vários expositores com doces, chocolates, bebidas, entre outros artigos, bem como um carrossel para os mais pequenos.
Outra surpresa é o parque de diversões com pista de gelo e carrosséis que vai ser instalado na zona exterior do Altice Forum Braga. Todos aqueles que quiserem patinar no gelo têm a oportunidade de o fazer de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos fins de semana e feriados, a partir das 10h.

Foto: Instagram Academia de Música de Fortaleza de Valença

Valença
Em Valença a época natalícia vive-se com muitas luzes, música e um programa cultural com muita animação para todos os públicos. A Praça da República, na Fortaleza, vai encher-se de neve, num local natalício que promete espalhar a magia do Natal entre miúdos e graúdos. A Casa do Pai Natal fará as delícias dos mais novos e de 30 em 30 minutos cai neve na praça.
No Jardim Municipal, entre 8 e 18 de dezembro, decorre a Duendelândia. Aqui as crianças podem divertir-se nos insufláveis, com as pinturas e as personagens natalícias que enchem de alegria este espaço. Duendes, pais e mães Natal, renas, ateliês, pinta faces, casa do Pai Natal e Carta do Pai Natal, são algumas das atrações.
Ainda no Jardim Municipal, mas entre 16 e 18 de dezembro, terá lugar o Mercado de Natal, que contará com expositores de diversos produtos alusivos a esta época festiva, animação musical e iluminação dando cor e vida a este espaço histórico do concelho.

Foto: Juan Miguel

Vigo
As 11 milhões de luzes, distribuídas por 400 ruas, são uma grandes atrações este ano em Vigo. Estas são ligadas diariamente das 18h30 às 00h30 e nos dias mais movimentados, como a véspera de Natal ou o Ano Novo, permanecerão até as 2h da madrugada.
Muito conhecida pela enorme aposta no Mercado de Natal e outras atividades da quadra, esta será certamente uma edição que ficará na memória. A árvore gigante, apesar de ter mudado de local, continua a ser um dos grandes destaques, bem como a pista de gelo, roda gigante, montanha russa e a casa do Pai Natal. Há muita coisa para saborear como chocolates quentes, crepes, torrões, queijos, frutos secos e churros.
O Natal na cidade espanhola promete ultrapassar largamente os números da última edição, esperando-se cerca de três milhões de turistas.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem