PUB
Recheio 2024 Profissional

Sede do Museu de Escultura de Santo Tirso visitada por 15.000 pessoas num ano

Sede do Museu de Escultura de Santo Tirso visitada por 15.000 pessoas num ano

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Oficinas lúdico-pedagógicas, visitas guiadas e um concerto de Teresa Salgueiro, são algumas das iniciativas programadas para assinalar o 1º aniversário da sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), em Santo Tirso, que já recebeu a visita de 15 mil pessoas.

Inaugurada a 21 de maio de 2016, a sede do MIEC foi projetada pelos arquitetos Siza Vieira e Eduardo Souto Moura e localiza-se junto ao Museu Municipal Abade Pedrosa num conjunto patrimonial designado por Mosteiro de S. Bento, imóvel classificado como Monumento Nacional.
Este equipamento cultural serve de ponto de partida e oferece uma visita virtual sobre as 54 esculturas espalhadas pelas praças, parques e rotundas de Santo Tirso.
Segundo o diretor do MIEC, Álvaro Moreira, ao longo de um ano, o espaço já foi visitado por 15 mil pessoas, de diferentes países, como Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Japão, Noruega, Rússia, Espanha, França, Inglaterra, entre outros.
O presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, considera que “O Museu Internacional de Escultura é, cada vez mais, um equipamento cultural visitado por pessoas dos quatro cantos do mundo, permitindo afirmar Santo Tirso como a capital da escultura contemporânea em Portugal”.
Para assinalar o primeiro aniversário, a Câmara de Santo Tirso promove um conjunto de atividades gratuitas, destinadas a adultos e crianças, com destaque para o dia 21 de maio, pelas 21h30, com a atuação de Teresa Salgueiro que apresenta em concerto, no Largo Abade Pedrosa, a sua digressão mundial.
Até sexta-feira terão lugar oficinas lúdico-pedagógicas, entre as 9h e as 17h, dirigidas à comunidade educativa, bem como o público com necessidades educativas especiais.
Na sexta-feira há visita guiada ao ateliê e Jardim de Escultura Alberto Carneiro, mentor do MIEC, em São Mamede do Coronado, concelho da Trofa.
O artista Alberto Carneiro, que morreu recentemente, é considerado um dos nomes que mais abriram novos caminhos para a prática artística em Portugal, na segunda metade do século XX.
“Os Museus são o teu Jardim” é o mote para a atividade que decorre no sábado, dia 20 de maio, entre as 10h e as 13h e entre as 15h e as 18h traduzindo-se num programa artístico educativo, constituído por cinco propostas de diferentes naturezas dedicadas às famílias e à comunidade infanto-juvenil.
Também no sábado, mas às 21h30, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea e o Museu Municipal Abade Pedrosa promovem a “Noite dos Museus”, onde será apresentado o documentário “Santo Tirso, Cidade da Escultura”, de Gaspar Hötel.

De acordo com o comunicado da autarquia, a abordagem documental retrata o projeto de criação do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, desde a implementação do primeiro Simpósio em 1991 a 2015 com a conclusão do décimo, até à criação da sua sede oficial.
Nos dias 20 e 21 de maio, Santo Tirso é “Cidade de Escultura”, dada a conhecer com diferentes visitas guiadas, entre as 10h e as 13h e entre as 15h e as 18h. Os interessados poderão visitar, de forma orientada, o Parque Escultórico do concelho em transporte em comboio elétrico, bem como, de forma autónoma, em bicicletas elétricas e segways. O encontro está marcado na Loja Interativa de Turismo.
A participação nas diferentes atividades é gratuita.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil