O Sea Life Porto anunciou, na segunda-feira, ter atingido a meta da pegada de carbono positiva, o que significa que está a retirar mais carbono da atmosfera do que aquele que cria. Em comunicado, o aquário portuense afirma ter antecipado em 30 anos os objetivos do Acordo de Paris ao tornar a sua pegada de carbono positiva, sendo o primeiro espaço a fazê-lo em Portugal, mas também o primeiro do grupo Merlin Entertainment a nível mundial.
Para levar a cabo este projeto, o Sea Life comprou “energia verde, tornando todo o seu consumo sustentável durante o ano de 2019”, cobriu o “telhado do edifício com painéis solares” e desenvolveu, ainda, “um plano ambicioso de redução de consumos, que passou pela instalação de variadores de frequência energética e troca de lâmpadas de halogéneo por tecnologia LED, num esforço para reduzir a pegada de carbono”.
“O último passo para compensar as restantes emissões deu-se com a aquisição de certificados de carbono, através de um programa global das Nações Unidas e do patrocínio à produção de energia renovável”, lê-se na nota divulgada.
Para Rui Ferreira, diretor geral do espaço, e citado no comunicado enviado às redações, é fundamental estarem na vanguarda da luta contra a crise climática, entendendo este passo como o “contributo máximo” que pode ser dado ao planeta e que espera que “sirva de exemplo” à restante população. “O facto de não termos ficado pela neutralidade carbónica mostra que o nosso compromisso com o planeta e oceanos é total. E por isso mesmo estamos a ir mais além do que o Acordo de Paris prevê. Acreditamos que esta é a atitude certa e sabemos que o nosso futuro depende de outros seguirem este mesmo caminho”, completa.
Ainda de acordo com os dados revelados, a pegada de carbono do Sea Life Porto situa-se nas 1108 toneladas anuais, tendo o espaço compensado 105% em linha com a norma internacional ISO 14021:2016. A compensação da pegada de carbono foi calculada incluindo todas as emissões resultantes da atividade diária do centro, desde a energia e combustíveis consumidos, às deslocações de todos os seus visitantes e funcionários ao longo de todo o ano.
De referir que o grupo Merlin Entertainment detém mais de 130 atrações em 25 países espalhados pela Europa, Ásia, América do Norte e Oceânia.