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Saúde gera mais de 20 queixas por dia

Saúde gera mais de 20 queixas por dia

Cerca de 25% das queixas dizem respeito à qualidade da assistência administrativa, seguindo-se outros fatores como os tempos de espera (23%) e a qualidade da assistência dos cuidados de saúde (16%). O número total de reclamações apresentadas no ano passado representa um aumento de cinco por cento face a 2010 e de 50 por cento em relação a 2007.
O relatório da ERS revelou ainda que, sete em cada dez reclamações relativas a 2011 foram arquivadas, uma vez que os utentes consideraram razoáveis as alegações apresentadas pelos prestadores. Por outro lado, 81 casos geraram a abertura de um processo de inquérito ou de contra-ordenação e, em 201 situações, houve encaminhamento para o exterior, tendo como destinatários principais as Ordens dos Médicos e dos Médicos Dentistas. A maior parte das infrações está associada à ausência de registo e à falta de livro de reclamações. A falta de habilitações para a prestação de cuidados de saúde e a falta de requisitos de qualidade são os principais aspetos que estão na origem das suspensões de atividade.

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